Professora viraliza na web após responder críticas sobre redação do Enem

Professora surda bomba na web ao responder críticas sobre redação do Enem. Foto: Reprodução de Internet

Professora surda bomba na web ao responder críticas sobre redação do Enem. Foto: Reprodução de Internet

O tema da redação do Enem 2017 ganhou grande repercussão na internet desde que foi divulgado, nesse domingo (5). Muitos consideraram a proposta “Desafios para a formação educacional dos surdos no Brasil” específica demais.

Diversas interpretações sobre o assunto têm sido debatidas, principalmente nas redes sociais. Uma delas é de uma professora surda que publicou um vídeo a respeito e já foi vista mais de 1 milhão de vezes.

Na gravação, Pâmela Matos conta ser professora e surda. Ela explica que resolveu responder a uma crítica de uma ex-professora dela sobre o tema do Enem deste ano. E o fez de forma bastante enfática. Com folhas de papel, ela diz os motivos pelos quais não considera a proposta um “golpe”, como definiu a ex-docente em uma publicação no Facebook.

A professora conta na filmagem que vivenciou uma experiência negativa ao frequentar aulas da ex-professora, a mesma que chamou o tema do Enem 2017 de “golpe”.

“Sem interação, sem metodologias, sem espaço para aprender. Eu, surda, totalmente excluída”, diz por meio de uma das placas.

No fim do vídeo, Pâmela pede respeito e afirma que o tema não foi direcionado para um público específico, mas sim para todos.

Assista:

Após o vídeo viralizar, Pâmela fez um novo post contendo reflexões a partir da discussão que gerou. Ela externou:

“Acho que, às vezes, as pessoas confundem o fato de eu estar bem profissionalmente, entendendo como um sinal que é porque me dei bem na vida escolar. Ah quem diria… Meus verdadeiros professores, que são poucos, grandes testemunhos da minha luta. A dificuldade fortalece a gente! Ainda não acabou! Quero bis!” (sic)

Comentários

 




    gl