Presidente das Filipinas: ‘Enquanto houver mulheres bonitas, haverá estupro’

Rodrigo Duterte. Foto: Reprodução

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, conhecido pelos seus posicionamentos polêmicos, fez um discurso nesta sexta-feira (31) em sua cidade natal Davao e comentou o aumento da violência sexual no local.

“Eles disseram que há muitos casos de estupro em Davao. Enquanto houver muitas mulheres bonitas, haverá mais casos de estupro”, afirmou.

O presidente disse que as mulheres raramente concordam com “qualquer avanço sexual na primeira tentativa”. “Quem concorda em fazê-lo no primeiro pedido de qualquer maneira? A mulher vai permitir? Não. Ninguém concorda em fazer isso na primeira tentativa. Isso é estupro”, disse ele, enquanto a plateia riu.

“Mesmo quando eles estão dentro do cinema, ela vai afastá-lo. Não, não. Há tantas mulheres bonitas, mas se você se sentar ao lado de alguém sem dentes, ainda desejaria fazer isso?”, disse ele em tom de brincadeira.

Grupos feministas condenaram a observação e o porta-voz do governo, Harry Roque, afirmou que a fala do presidente foi uma brincadeira. “Vamos apenas dizer que talvez o padrão do que é ofensivo e do que não é ofensivo seja mais liberal no sul”, afirmou Roque ao jornal norte-americano New York Times.

Comentários

 




    gl