Piraí ganha mais um prêmio pelo seu projeto de inclusão digital

Lula em Piraí_inclusão digital
A Prefeitura de Piraí ganhou mais um prêmio pelo seu programa de inclusão digital. Desta vez foi o projeto Educação Digital, implantado este ano e que transformou Piraí no primeiro município brasileiro a um notebook a cada aluno e professor da rede de ensino municipal, que conquistou o Prêmio ARede 2009 de Educação.

Organizado pela revista ARede, especializada em inclusão digital, o prêmio está em sua terceira edição, da qual participaram cerca de outros 200 projetos de todo o país. O prêmio vem se juntar a outros que Piraí obteve recentemente na área de inclusão digital, em que é referência nacional: é a única cidade brasileira a ganhar o prêmio Top Seven Intelligent Communities (As 7 Cidades mais Inteligentes do Mundo), conquistado em 2005, e foi incluída na lista das 40 cidades-modelo do Brasil, em levantamento realizado pela revista “Veja”.

Sensibilização

Para a coordenadora pedagógica do Piraí Educação Digital, professora Maria Helena Cautiero Horta Jardim, o sucesso do projeto em Piraí se deve, sobretudo, ao trabalho de “sensibilização feito com professores, alunos, diretores e também a família dos alunos”. Segundo ela, isso possibilitou que alunos da escola pioneira, o CIEP de Arrozal, fossem capacitados como instrutores para disseminar o processo de introdução do computador nas salas de aulas das demais escolas do município. O processo resultou no aumento da duração das aulas de uma para no mínimo duas horas.

“Nossa conquista não é medida apenas pelos resultados quantitativos alcançados, como o aumento do Ideb, a redução da evasão escolar e o aumento do índice de aprovação dos alunos (hoje em 89%), mas pela avaliação qualitativa e pela apropriação da inovação na forma de pensar o conhecimento na comunidade escolar”, afirmou Maria Helena Jardim.

Comentários

 




    gl