Categories: Geral

Os tags nos relacionamentos

Em seu projeto 4Mãos, Bia Willcox conversou com a consultora em marketing Manuela Mascarenhas sobre relacionamentos e suas definições.

“Os tags nos relacionamentos”

Bia:

Ando pensando sobre a clareza das coisas e das relações. Olho ao meu redor e vejo relacionamentos indefinidos, pastosos. Nebulosos mesmo. Muitos se beijam, se ligam, se pegam, fazem sexo, mas se alguém lhes perguntar qual a relação que eles têm com a outra pessoa, eles não saberão responder com segurança e clareza.
Aparentemente se trata de algo fácil, do tipo “vamos viver e ver o que rola”, sem DR, ciúmes, cobranças ou mínimas satisfações. E o melhor: sem fidelidade ou exclusividade. Quem quer outra coisa da vida?
Muitos!

Assim como precisamos nomear coisas animadas e inanimadas, incluindo bebês, gatos e cachorros, definir funções e atribuições, e classificar e escalonar afetos, precisamos colocar tags nos relacionamentos – amigos, namorados, relação aberta, fechada, com benefícios ou não.
Manuela, não sei se, como filha de psicanalistas ou especialista em Marketing, mas acho que você pode me ajudar a colocar um tag nesse assunto.

Manu:

Bia, concordo com você que a vida sem tags torna-se confusa, instável e até frustrante. Os relacionamentos, como os jogos, precisam ter regras claras para que haja diversão para as duas partes. Essa falta de rótulos que, a princípio, é confortável, muitas vezes, é o que faz, no decorrer do tempo, as relações desandarem e seguirem trilhas diferentes.

Tudo porque as partes preferem o conforto do “deixa a vida me levar” e não querem se comprometer, nem mesmo com o descompromisso. Assumir uma posição, através da comunicação e do acordo, gera paridade e sintonia na relação. Como já diz a sabedoria popular: “o que é combinado não sai caro”.

Bia:

O problema é quando a relação sem tag é combinada por um só. Em outras palavras, há casos em que um quer manter algo mais indefinido e considera isso claro para o outro. O outro, possivelmente confuso, mantém-se na coisa esperando que, em pouco tempo, a coisa passa a ter um rótulo. Há um desequilíbrio de intensidades e por que não, de objetivos no campo afetivo. Não é uma situação de felicidade plena. Para aquele que evita o tag, falta aposta, paixão. Para o que espera por um tag a qualquer momento, falta a segurança e plenitude da relação que trazem tanto prazer! Esse descompasso de intenç?es pode ter dois desfechos: levar a relação pra cima do telhado ou dar uma guinada e passar a ter um tag, uma classificação. Você consegue imaginar de que formas essas guinadas podem acontecer, Manu?

Manu:

Bia, acho que existem duas formas de sair desse impasse. A primeira, e mais comum e cômoda, é esperar que a resposta venha com o tempo e que o próprio desenrolar da relação estabeleça o tag. A segunda opção é ter uma conversa honesta, com risco de perder a relação. Essa é a escolha típica dos ansiosos e intensos que detestam esperar. Como são pessoas do muito, vivem em uma dinâmica do tudo ou nada. Para elas, o tudo o leva à entrega; e o nada permite a busca de uma nova paixão que possa ser nomeada. Essa é minha aposta. Qual é a sua?

Bia:
Minha aposta é sempre no que nos traga conforto, felicidade e batimento acelerado.
Eu pessoalmente me enquadro naquele time de pessoas intensas a que você se referiu. Atualmente só quero o extraordinário, ardente e, ao mesmo tempo, muito bem definido, principalmente pela sua intensidade. Sim, quero tags.

Manu:
Queremos tags. E eu quero mais debates como esse.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Brasil

Veja onde pedir 2ª via de certidões perdidas nas enchentes do Rio Grande do Sul

As vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul já podem pedir a segunda via dos documentos perdidos. Todos os…

2 minutos ago
  • Carnaval/SP

Público já pode comprar ingressos para o Carnaval de São Paulo 2025

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo definiu, na noite deste sábado (18), a ordem dos desfiles…

2 horas ago
  • Cinema
  • Famosos

Cineasta Toni Venturini morre após passar mal em praia

O cineasta Toni Venturini, de 68 anos, morreu, neste sábado (18), após passar mal enquanto nadava em uma praia em…

2 horas ago
  • Carnaval/SP

Carnaval de São Paulo: veja a ordem dos desfiles no Anhembi em 2025

São Paulo. A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo definiu, na noite deste sábado (18), a ordem dos…

5 horas ago
  • Carnaval/SP

Conheça a ordem dos desfiles do Grupo Especial do Carnaval de SP 2025

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo abriu, oficialmente, a preparação para o Carnaval de 2025 com…

13 horas ago
  • Carnaval/SP

Carnaval 2025: Confira a ordem de desfiles do Grupo de Acesso 1 de São Paulo

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo abriu, oficialmente, a preparação para o Carnaval de 2025 com…

16 horas ago