ONU: Guterres sobe o tom sobre drama do clima e cita ‘suicídio coletivo’

António Guterres. Foto: Divulgação – ONU

Na abertura da COP 27, a 27ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, realizada no Egito, o secretário-geral da ONU, António Guterres, subiu o tom sobre a realidade global.

“A humanidade tem uma escolha: cooperar ou perecer. Ou fechamos um pacto de solidariedade climática ou um pacto de suicídio coletivo. O último relatório sobre o Estado do Clima Global é uma crônica do caos climático. Devemos reagir ao sinal de alerta do planeta com ações climáticas ambiciosas e confiáveis”, alertou.


Leia também:

+ ‘Perdeu mané, não amola’: Barroso explica termo usado contra bolsonaristas


“As emissões de gases de efeito estufa continuam crescendo. As temperaturas globais continuam subindo. E nosso planeta está se aproximando rapidamente dos pontos de inflexão que tornarão o caos climático irreversível”, acrescentou.

Guterres ainda listou pedidos aos países mais ricos e também os mais pobres: a eliminação do uso de carvão (um dos combustíveis que mais emitem carbono); a transição dos combustíveis fósseis para energias renováveis e a entrega do financiamento para garantir que os países mais pobres reduzam as emissões e lidem com os impactos inevitáveis que as mudanças climáticas já causaram.

 

Comentários

 




    gl