Ômicron: todos os continentes habitados registram casos da variante

Variante Ômicron do coronavírus. Foto: Débora Barreto/Fiocruz

Variante Ômicron do coronavírus. Foto: Débora Barreto/Fiocruz

Os cinco continentes habitados já registram casos da variante ômicron do novo Coronavírus. No total, mais de dez países já informaram a presença da cepa na população. Neste domingo (28), o Canadá se tornou o primeiro país do continente americano a confirmar a infecção, com dois casos na província de Ontário.

A variante preocupa, pois tem 50 mutações, sendo mais de 30 na proteína spike – que faz conexão do microrganismo à célula humana para iniciar a infecção – é o alvo também da maioria das vacinas contra a Covid-19.

Mais de dez países já anunciaram restrições a voos de nações africanas, por causa dos casos iniciais na África do Sul, inclusive o Brasil.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a variante Ômicron, detectada inicialmente na África do Sul, está se alastrando em nível global, apresentando risco “muito elevado”, em que os surtos de Covid-19 podem ter “consequências graves” em algumas regiões.

“A Ômicron tem um número sem precedentes de mutações de pico, algumas das quais são preocupantes pelo seu impacto potencial na trajetória da pandemia”, alertou a OMS, destacando que “o risco global geral relacionado à nova variante de preocupação é avaliado como muito elevado”.

São necessárias mais investigações para entender melhor o perigo da Ômicron de escapar da proteção da imunidade induzida pelo processo de vacinação e infecções anteriores.

“Infecções de Covid-19 são esperadas em pessoas vacinadas, embora numa proporção pequena e previsível”, acrescenta a agência que espera ter mais dados nas próximas semanas.

Os países que já tiveram casos identificados:

África:

África do Sul
Botsuana

América:

Canadá

Ásia:

Israel
Hong Kong

Europa:

Alemanha
Bélgica
Dinamarca
Holanda
Itália
Reino Unido
República Tcheca

Oceania:

Austrália

Comentários

 




    gl