Categories: Geral

Olavo de Carvalho morre, aos 74 anos, nos Estados Unidos

O filósofo, escritor e influenciador Olavo de Carvalho morreu nessa segunda-feira (24), aos 74 anos, nos Estados Unidos, onde vivia. A informação foi dada pela família nas redes sociais do escritor. A causa da morte não foi divulgada.

“Com grande pesar, a família do professor Olavo de Carvalho comunica sua morte na noite de 24 de janeiro, na região de Richmond, na Virgínia, onde se encontrava hospitalizado”.

Natural de Campinas, São Paulo, ele deixa a esposa, Roxane, oito filhos e 18 netos. Olavo de Carvalho foi diagnosticado com Covid-19 em 16 de janeiro. Por causa da doença, ele chegou a cancelar as aulas de seu curso online.

Em julho do ano passado, o escritor – ferrenho crítico às universidades públicas brasileiras – havia sido internado às pressas no Instituto do Coração, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (InCor), em São Paulo.

Considerado um ex-guru do bolsonarismo, Olavo já foi elogiado pelo presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais, mas criticado por militares que integram seu governo.

No Twitter, o presidente Jair Bolsonaro lamentou a morte do escritor. “Nos deixa hoje um dos maiores pensadores da história do país, o filósofo e professor Olavo Luiz Pimentel de Carvalho. Olavo foi gigante na luta pela liberdade e farol para milhões de brasileiros. Seu exemplo e seus ensinamentos nos marcarão para sempre”, afirmou.

Os filhos do presidente também usaram as redes sociais para lamentar a morte do filósofo. O deputado Eduardo Bolsonaro, do PSL, publicou fotos com Olavo e pediu a Deus que “acolha o professor”. “Aqui na Terra seus livros, vídeos e ensinamentos permanecerão por muito tempo ainda”.

O vereador Carlos Bolsonaro comentou que mesmo as críticas do filósofo foram construtivas. “Grande foi a sua influência em nossas vidas, não apenas em politica, mas também através de ensinamentos valorosos”, escreveu.

Leia também:

+ Em nome do pai: ataque da Universal contra a esquerda evidencia uso da fé na política

+ Pesquisa: 56% do eleitores não vota em Bolsonaro ‘de jeito nenhum’

* Com informações da Agência Brasil

Redação SRzd

Recent Posts

  • Famosos

Davi vive dias de glória: surpresa nas ruas e live para os jovens

Davi vive dias de glória: surpresa nas ruas e live para os jovens. Campeão do BBB 24, o baiano gravou…

3 horas ago
  • Carnaval/RJ

São Clemente comunica a morte de mestre Tião Belo

São Clemente comunica a morte de mestre Tião Belo. Anúncio foi feito pelas redes sociais da escola da Zona Sul…

4 horas ago
  • Carnaval/RJ

Compositor Moacyr Luz recebe encomenda de samba-enredo para 2025 na Sapucaí

Rio. O presidente Dudu, da União do Parque Acari, se encontro com o compositor Moacyr Luz. O objetivo da reunião…

4 horas ago
  • Carnaval/RJ

Rio 2025: ‘Tô defumando a minha casa’; Salgueiro posta sobre enredo e enlouquece torcida

Rio 2025: 'Tô defumando a minha casa'; Salgueiro posta sobre enredo e enlouquece torcida. Vermelha e branca deve anunciar seu…

5 horas ago
  • Brasil

Campeão Olímpico de vôlei: com câncer, Pampa é intubado

Bastidores. André Felippe Falbo Ferreira, o Pampa, de 59 anos, foi intubado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ele está…

5 horas ago
  • Carnaval/RJ

Carnaval 2025: Veja a logomarca do enredo da Unidos da Tijuca

Rio. A Unidos da Tijuca definiu o título do enredo que levará para a Sapucaí em 2025. A escola do Borel,…

6 horas ago