Categories: Geral

O entretenimento nas asas da imaginação

A raça humana conquistou a Terra, porém, nunca tirou os olhos do céu. O desejo de voar como os pássaros sempre existiu e, mesmo com a invenção do avião, segue latente no coração de muita gente.

A indústria do entretenimento reflete essa paixão pelo firmamento. Quando o assunto são as aeronaves e aventuras nas alturas, livros, músicas, filmes, canais de YouTube e jogos de videogame retratam todo o encanto que o espaço sideral tem sobre os corações e mentes do público consumidor.

No mundo dos super-heróis, por exemplo, voar é um dos super poderes mais comuns. O Super-Homem, Thor, Mulher Maravilha, todos esses são personagens que contam com essa habilidade para vencer os vilões.

No comando da aeronave digital

A indústria dos jogos eletrônicos também embarca na admiração pelo mundo das aeronaves. Em 1982, começou a história de amor entre os aviões e os videogames, com a chegada do clássico River Raid, para o Atari 2600. Oferecendo uma jogabilidade simples e um objetivo claro, o jogo conquistou os gamers.

Para vencer era preciso destruir os inimigos e manter o tanque cheio.

Atualmente, os games com temática aeronáutica mais populares são os simuladores de voo. Porém, antes de entrar na era do realismo, é preciso destacar um título que vem fazendo sucesso no gênero do iGaming.

O Aviator aposta tem uma jogabilidade simples e uma boa dose de adrenalina para entreter os jogadores. Antes do avião decolar, são feitas as apostas; uma vez no ar, um multiplicador vai aumentando o valor apostado. O desafio está em saber o momento certo de sair, quem espera demais, vê a aeronave indo embora e levando tudo. Nesse jogo, o timing é tudo.

Como já mencionado, os jogos que também estão fazendo muito sucesso são os simuladores. O mais popular é o Flight Simulator, desenvolvido pela Microsoft. O game coloca o jogador dentro da cabine e no comando da aeronave. O objetivo é trazer a sensação de pilotar um avião e cada movimento conta, tudo que acontece é simulado para mostrar como seria na vida real. Profissionais e amadores adoram essa série, que a cada ano se assemelha mais à realidade.

Asas indomáveis

Um dos atores mais bem-sucedidos da história, Tom Cruise ganhou fama com um filme que se tornou um marco do gênero aeronáutico. Top Gun: Ases Indomáveis (1986) é um longa que traz — do começo ao fim — as emoções vividas por um piloto de caça. Na trama, Pete “Maverick” Mitchell, vivido por Cruise, entra na Academia Aérea para formar parte da elite desse corpo das forças armadas. A obra foi um sucesso em todos os aspectos, especialmente no financeiro, sendo a produção com melhor bilheteria da carreira de Cruise, com 443,9 milhões de dólares arrecadados. A sequência também foi muito bem recebida pelo público e pela crítica especializada.

Outro título que mostra a aviação por dentro é O Voo (2013), com Denzel Washington. O longa conta a história de um experiente piloto de voos comerciais que realiza uma manobra milagrosa para salvar a tripulação abordo, no entanto, a investigação indica que nem tudo são flores para o herói.

De olho no céu

O mundo da aviação não se limita apenas aos filmes e jogos eletrônicos. No YouTube, canais especializados no tema contam com milhões de seguidores e geram muitas visualizações.

No Brasil, o Canal ASA é um referente, pilotado por Robert Zwerdling, mais conhecido como capitão Bob, mostra de perto diferentes modelos de aeronaves, a visão em primeira pessoa do piloto e outros assuntos relacionados com o mercado aeronáutico.

Outro famoso produtor de conteúdos sobre o tema é Lito Sousa. O comandante do canal é um especialista em aviação e segurança aérea, além de ter trabalhado como mecânico supervisor nas maiores companhias aéreas brasileiras. O conteúdo produzido traz detalhes sobre as aeronaves, além de dissecar famosos acidentes para mostrar que nada é por acaso e que para um acontecer é necessário acontecer uma cadeia de erros.

Com esses exemplos, os céus estão em boas mãos. Tanto os filmes, quanto os conteúdos do Youtube são ferramentas que atiçam a paixão por voar, além de ajudar aqueles que têm medo de tirar os pés do chão a entender melhor uma das formas mais seguras de transporte que existe: o avião.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Carnaval/RJ

Rio 2025: Conheça todos os enredos do Grupo Especial divulgados até aqui

Rio 2025: Conheça todos os enredos do Grupo Especial divulgados até aqui: Rio. Na noite desta sexta-feira (19), a Acadêmicos…

5 minutos ago
  • Carnaval/SP

Primeira da Cidade Líder abre inscrições para escolinha de bateria

Batucada de Primeira. Rumo ao Carnaval 2025, a Primeira da Cidade Líder, agremiação do Grupo de Acesso 2 de São…

5 minutos ago
  • Carnaval/RJ

Carnaval: Salgueiro divulga enredo 2025, do jeito que seu povo gosta

Rio. O Salgueiro divulgou nesta sexta-feira (19) seu enredo para o Carnaval de 2025 no Rio de Janeiro; Salgueiro, de…

25 minutos ago
  • Televisão

Chris Flores deixa o SBT

Televisão. Depois de sete anos no SBT, a apresentadora Chris Flores se despediu da emissora nesta sexta-feira (19). A ex-titular…

1 hora ago
  • Famosos

Dona Dea diz que pito em Yasmin não foi ao ar e que não liga para haters

Dona Dea diz que pito em Yasmin não foi ao ar e que não liga para haters. Mãe do ator…

1 hora ago
  • Carnaval/RJ

Nostalgia! Imperatriz mostra desmontagem das alegorias do desfile cigano

Nostalgia! Imperatriz mostra desmontagem das alegorias do desfile cigano. Escola de Ramos, que foi vice-campeã do Grupo Especial carioca este…

3 horas ago