Categories: Carnaval/RJGeral

O brilho no olhar voltou! Parceria de Renan Gêmeo emociona e emplaca na Viradouro

Como citado nos versos da obra campeã, “o brilho no olhar voltou” de fato ao torcedor da Unidos do Viradouro. Quando Zé Paulo Sierra, intérprete da escola, declamou o samba da parceria de Renan Gêmeo, Bebeto Maneiro, Ludson Areia, Jr. Filhão, Rafael Ricnald, Ricardo Neves e Carlinhos Viradouro como oficial da agremiação para o Carnaval 2019, uma grande festa tomou conta da quadra que aguardou ansiosamente o anúncio.

Muito emocionado após a consagração do samba, o compositor Renan Gêmeo expressou a sensação da conquista: “Somos nascidos e criados nesse lugar. É a escola que me fez homem e me fez sambista. Ganhar com a comunidade abraçando assim, não tem preço”.

Festa da parceria de Renan Gêmeo. Foto: Eliane Pinheiro/SRzdCarnaval

Era por volta das 03h00 da madrugada de domingo (30) quando a parceria campeã iniciou sua apresentação. Com uma torcida espalhada por praticamente toda a quadra, a obra desfrutou de um ótimo rendimento durante a passagem e contou com a defesa dos intérpretes Gilsinho e Bruno Ribas.

Era difícil ver alguém não cantando o samba. Vale lembrar que o samba foi vencedor na pesquisa entre os leitores do SRzdClique aqui para ver o resultado da enquete.

Final de samba-enredo da Viradouro. Foto: SRzd/Eliane Pinheiro

A disputa começou com a parceria de Felipe Filósofo, que inovou, e trouxe um grupo de teatro interpretando princesas da Disney. Wander Pires foi o responsável pelo microfone principal e trouxe integrantes de peso para a festa: seus filhos, que brincaram e pularam durante toda apresentação.

O samba parceria de PC Portugal encerrou a eliminatória. Defendido pelos intérpretes Tinga e Emerson Dias e com o auxílio de uma torcida considerável, a obra passou de forma regular e assim como a parceria de Felipe Filósofo, também contou com a encenação de um grupo de dançarinos.

Estréia do show oficial

A noite na quadra da vermelha e branca de Niterói foi de surpresa e inovação. A escola exibiu um show inédito e abusou de efeitos especiais nos sambas mais conhecidos. Destaque para a apresentação do samba do Carnaval de 2016, enredo “Alabê de Jerusalém. A saga Ogundana”. Zé Paulo Sierra reinterpretou o personagem São João Batista e um grupo de dançarinas saudavam o orixá Xangô e a orixá Oxum, interpretada pela musa da escola Luana Bandeira.

Zé Paulo Sierra interpretando São João Batista. Foto: Eliane Pinheiro/SRzdCarnaval
Apresentação do samba de 2007. Foto: Eliane Pinheiro/SRzdCarnaval

Durante a passagem do samba do Carnaval de 2007, quando a escola desenvolveu o enredo “A Viradouro vira o jogo”, também do carnavalesco Paulo Barros, um grupo de passistas masculinos encenou uma parte da comissão de frente do dito desfile, destaque a parte da festa na quadra.

Resgate do orgulho

O presidente de honra da agremiação, Marcelo Calil, momentos antes do início da disputa, discursou à comunidade e expressou a satisfação de resgatar o orgulho do torcedor: “Quando chegamos na escola em Novembro de 2016 só encontramos tristeza. Nós vimos que sem o trabalho adequado o destino da escola era Intendente Magalhães. Hoje a Viradouro está no Grupo Especial e é competitiva”, declarou o mandatário.

Não entraremos na Sapucaí visando o não rebaixamento, e sim o campeonato

“Não entraremos na Sapucaí visando o não rebaixamento, e sim o campeonato”, afirmou o presidente de honra. Seu filho, presidente executivo Marcelinho Calil, ratificou a pretensão em alcançar o pódio do Grupo Especial: “Eu não seria hipócrita de dizer que estamos investindo todo nosso tempo, amor e esforço em trazer profissionais do gabarito que trouxemos para ficar por baixo. Esperamos sim brigar por cima e ficar entre as primeiras escolas”

À esquerda, o presidente executivo Marcelinho Calil. À direita, seu pai e presidente de honra, Marcelo Calil Petrus. Foto: Eliane Pinheiro/SRzdCarnaval

Rute e Julinho “em casa”

O casal de mestre-sala e porta-bandeira está em estado de graça. Defendendo o pavilhão da escola pelo segundo ano consecutivo, Rute e Julinho destacaram as condições de trabalho e o entrosamento com o carnavalesco Paulo Barros: “Quando fizeram o convite ainda estávamos na Tijuca. Estranhamos a princípio pois a escola era do Grupo Especial, mas quando tivemos consciência da grandeza do projeto e da administração, entendemos o chamado. Estamos felizes demais”, revelou a porta-bandeira.

“A estrutura que tenho aqui hoje, em 22 anos como porta-bandeira eu nunca tive. Posso afirmar sem demagogia” disparou Rute. “A administração visa o melhor de cada profissional, e o resultado disso não tem como ser ruim”.

Apresentação do 1° casal de mestre-sala e porta-bandeira. Foto: Eliane Pinheiro/SRzdCarnaval

Quando questionada sobre a fantasia e a relação com Paulo Barros, a profissional assegurou uma boa relação com o carnavalesco: “É a terceira vez que trabalho com Paulo, nunca tivemos problemas e agora não teria motivo para ser diferente. Não vai ter truque com fogo e água, mas as pessoas vão se surpreender sim”.

Casamento que funcionou

Alex Neoral chegou na Vila Isabel na reta final do pré Carnaval para desenvolver a ideia pré concebida pelo carnavalesco Paulo Barros, e pelo visto a parceria deu certo. “Eu cheguei na Vila para apagar incêndio, hoje nós temos uma estrutura e tempo para desenvolver o trabalho, é diferente”, declarou o coreógrafo.

Ele revelou ao SRzd o bom relacionamento com o artista: “O Paulo é muito participativo e isso é ótimo! Eu me considero porta-voz da comissão de frente no Carnaval dele. Todos sabemos nossos papéis e isso facilita o processo”.

Retorno que traz identidade

Bateria Furacão Vermelho e Branco de mestre Ciça. Foto: Eliane Pinheiro/SRzdCarnaval

Não era novidade que torcedores e ritmistas da Viradouro tinham o sonho de ver mestre Ciça de volta à escola. O sonho se tornou realidade e o músico alegou a satisfação de retornar: “Eu to feliz por voltar para uma escola que mudou minha vida, afinal, foram 10 anos na casa. Sinto que a bateria da Viradouro está feliz de novo”. Quando questionado sobre surpresas as inovações, o mestre afirmou que em 2019 seguirá a mesma linha de trabalho.

Galeria de fotos

Final de samba-enredo da Viradouro. Foto: SRzd/Eliane Pinheiromore
Vinicius Albudane

Recent Posts

  • Carnaval/SP

Confira a sinopse do enredo da São Lucas para o Carnaval 2025

Depois do vice-campeonato no Grupo de Acesso 2 no Carnaval de 2024, a Unidos de São Lucas já trabalha na…

2 horas ago
  • Carnaval/SP

Após insinuar saída, intérprete Luiz Felipe é confirmado por Vai-Vai

Pelo quinto ano seguido, Luiz Felipe será o intérprete oficial da escola de samba Vai-Vai. A renovação, anunciada nos canais…

4 horas ago
  • Televisão

Notícia de estado terminal de Antero Greco chocou fãs do esporte

Esporte. A dupla formada por Paulo Soares e Antero Greco marcou época na ESPN. Ambos, já com carreira consagrada no…

4 horas ago
  • Brasil

VÍDEO: Garotinho viraliza ao agradecer resgate de Scooby: ‘Seu anjo’

VÍDEO: Garotinho viraliza ao agradecer resgate de Scooby: 'Seu anjo': Criança agradece após ser resgatado por Pedro Scooby: “Obrigado por…

6 horas ago
  • Carnaval/RJ

Eterna Globeleza, Valéria Valenssa fala sobre morar separada dos filhos e morte

Bastidores. Mãe de dois homens, João Henrique (21) e José Gabriel (20), frutos do casamento com o designer Hans Donner,…

6 horas ago
  • Carnaval/SP

Com novo intérprete, Vila Maria busca voz feminina para sua ala musical

A Unidos de Vila Maria, que vai disputar o Grupo de Acesso 1 de São Paulo de 2025 com o…

8 horas ago