Categories: Geral

Novela das seis triplica número de ligações sobre crianças desaparecidas no RJ

Uma das maiores angústias que uma pessoa pode experienciar é ter um parente desaparecido. A incerteza impede que os sentimentos sejam vividos por inteiro. Enquanto a morte traz a dor da tristeza e o luto prepara o indivíduo para a resignação, o desaparecimento agrava a aflição no dia-a-dia. Se o tempo cura certas feridas causadas por uma perda definitiva, o relógio só anuncia mais e mais desespero a cada falta de notícia sobre a pessoa que não deixou rastro.

Essa realidade no Brasil é tão grave que as ações em busca dos desaparecidos assumem relevância imensa para toda a sociedade. Em São Paulo, no dia 25/05, foi instituído o Dia Estadual da Criança Desaparecida, referência ao caso de Etan Patz, garoto de seis anos que sumiu a caminho da escola, em 25/05/1979, em Nova York, e nunca foi encontrado. Por isso, nos EUA, 25 de maio é Dia Nacional das Crianças Desaparecidas. Na época, esse caso chocou o mundo inteiro. Ninguém poderia supor que, no Brasil, os desaparecimentos se tornariam comuns a ponto de alcançarem uma estatística alarmante, como a que temos hoje no Rio de Janeiro. Conversei na sexta-feira com o coordenador do SOS Crianças Desaparecidas, da Fundação para a Infância e a Adolescência (FIA), Luiz Henrique. Neste momento, há 477 jovens desaparecidos em todo o estado.

Mas há uma informação positiva: a sociedade tem acordado para a dimensão do problema e a força da televisão ajuda – muito – na conscientização sobre o tema. Me refiro à novela “Amor Eterno Amor”, das 18h, da Rede Globo. Além de abordar o assunto na própria trama – por meio do personagem Rodrigo (Gabriel Braga Nunes) -, a novela traz fotografias de desaparecidos ao fim de cada capítulo, e o telefone da FIA para informações. Um importante serviço para a sociedade. Segundo Luiz Henrique, a novela já fez quase triplicar o número de ligações com possíveis pistas sobre os paradeiros. A média subiu de 30 para mais de 80 por dia. É noite, ao fim da novela, os telefones tocam sem parar na instituição.

– Ainda não encontramos ninguém a partir de uma informação de espectador. Mas temos certeza de que isso vai acontecer. O mais importante é que a novela já criou uma consciência maior sobre o tema. E essa é uma conquista definitiva – diz Luiz Henrique.

Perguntei à autora da novela, Elizabeth Jhin, como ela se sente ao cumprir um papel tão importante, aliando entretenimento e ação social. Eis a resposta:

“Fico feliz de que a novela esteja de alguma forma ajudando uma causa tão importante com a das crianças desaparecidas. Esse assunto sempre me comoveu, não existe nada pior do que ter um filho perdido e não saber onde ele pode estar, por quais situações está passando, talvez vivo, talvez morto. Com a enorme penetração que tem uma novela, considerei quase uma “obrigação” divulgar todas as informações possíveis sobre o assunto. Nós mesmos, da equipe, nos surpreendemos ao tomar conhecimento, durante as pesquisas, de como é “fácil” perder uma criança. E é muito importante que todos saibam as providências que devem ser tomadas quando uma situação terrivel dessas acontece”.

A resposta de Elizabeth mostra o grau de envolvimento da autora com a coletividade. A”obrigação” de fazer algo revela a noção de que todos nós, embora tenhamos diferentes oportunidades no meio social, temos também diversos aspectos em comum e estamos sujeitos aos mesmos riscos, às mesmas emoções, às mesmas frustrações. Portanto, devemos ser solidários. Parabéns à equipe da novela pela realização.

Participe desse esforço coletivo visitando a página da FIA na internet.

 

O telefone para pistas sobre os desaparecidos é 2286-8337.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Carnaval/SP

Carnaval de São Paulo: veja a ordem dos desfiles no Anhembi em 2025

São Paulo. A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo definiu, na noite deste sábado (18), a ordem dos…

2 horas ago
  • Carnaval/SP

Conheça a ordem dos desfiles do Grupo Especial do Carnaval de SP 2025

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo abriu, oficialmente, a preparação para o Carnaval de 2025 com…

11 horas ago
  • Carnaval/SP

Carnaval 2025: Confira a ordem de desfiles do Grupo de Acesso 1 de São Paulo

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo abriu, oficialmente, a preparação para o Carnaval de 2025 com…

14 horas ago
  • Carnaval/SP

Carnaval 2025: Veja a ordem de desfiles do Grupo de Acesso 2 de São Paulo

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo abriu, oficialmente, a preparação para o Carnaval de 2025 com…

15 horas ago
  • Famosos

Camila Moura, ex do BBB Buda, faz revelações íntimas em podcast

Camila Moura, ex do BBB 24 Lucas Buda, faz revelações íntimas em podcast. Ela disse que Lucas foi a primeira…

20 horas ago
  • Carnaval/SP

As estratégias envolvendo a ordem de desfiles do Carnaval de São Paulo

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo abre, oficialmente, a preparação para o Carnaval de 2025 com…

21 horas ago