Novas profissões em alta para 2021

Mercado de trabalho. Foto: Pexels

Foto: Pexels

O mercado de trabalho sempre está em constante evolução. Isso faz com que a demanda por determinadas profissões também aumente e diminua no decorrer dos anos. Descubra a seguir quais são as profissões que estarão em alta em 2021.

Área de tecnologia segue promissora

Mantendo a tendência positiva dos últimos anos, o setor de tecnologia da informação continua sendo uma das áreas mais promissoras para 2021 e de acordo com especialistas no mercado, como Marco Santana da consultoria global de carreira Korn Ferry, este ano a demanda por profissionais atingiu um patamar nunca visto antes.

Com a introdução da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), uma das profissões mais procuradas é a de diretor de proteção de dados (DPO). Não é necessário ser formado em Direito para atuar na área e existem diversos cursos profissionalizantes, mas quem quiser se tornar um DPO precisa ter visão interdisciplinar e entendimento de todos os fatores envolvidos na nova profissão.

Além do DPO, com a transformação digital de companhias, a chegada do 5G e o aumento de dispositivos conectados com a internet, a procura por profissionais de cibersegurança também aumentou de forma exponencial.

Aqui também há diversos cursos profissionalizantes que são capazes de preparar o interessado em implementar e gerenciar toda a infraestrutura de tecnologia da informação de uma empresa. Vale mencionar que é necessário estar sempre atualizado com novas tendências e a profissão demanda um alto nível de conhecimento técnico.

Além dessas duas profissões, outras relacionadas a área de tecnologia como especialistas em computação em nuvem, analistas e gerentes de data Science, desenvolvedores de games e engenheiros focados em automação de processos também estão em alta.

Setor de serviços também promete

Além da tecnologia, outro setor que está crescendo cada vez mais no país é o de serviços. Para se ter uma ideia da sua importância para o país, em 2019 ele foi o que mais abriu vagas, chegando a somar mais de 664 mil postos de trabalho, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Por exemplo, o poker é um dos maiores esportes nacionais e conta com mais de 10 milhões de entusiastas espalhados pelo país. Centenas de milhares deles também atuam como competidores amadores e profissionais, sendo que as premiações dos diversos torneios realizados por aqui rivalizam com os valores do Campeonato Brasileiro de futebol.

Todas essas competições oficiais de alto nível precisam de dealers (profissionais que distribuem as cartas e comandam a mesa) e essa alta demanda pela profissão só tende a aumentar na próxima década, de forma que investir nessa carreira pode ser um caminho muito vantajoso e gratificante.

Da mesma forma que profissões na carreira de tecnologia, é possível começar a ser um dealer por meio de um breve curso profissionalizante, que depois de completo permite que o interessado atue em qualquer competição de nível nacional ou até mesmo internacional.

Além do dealer de poker, outras profissões do setor de serviços como terapeutas alternativos, mecânicos, restauradores de automóveis, massagistas, técnicos hidráulicos, entregadores e ajudantes gerais também estão em alta para os próximos anos.

Foto: Pexels
Foto: Pexels

Setor de recursos humanos deve conquistar mais importância

Para completar a lista de setores em alta no país é necessário falar sobre o de recursos humanos (RH). De acordo com especialistas em recrutamento, os profissionais de aquisição e retenção de talentos têm se tornado cada vez mais importantes para garantir que as empresas contem com a equipe certa para enfrentar os desafios.

As transformações digitais estão tornando as empresas cada vez mais eficientes e enxutas, sendo que e a digitalização da comunicação tem feito com que profissionais independentes e ligados a tecnologia sejam cada vez mais buscados.

Nesse sentido, as profissões de RH que mais devem crescer nos próximos anos são a do gerente de recursos humanos, que é responsável por coordenar toda a estratégia de contratação, treinamento e retenção de talentos.

Com a globalização, além do inglês, é cada vez mais necessário que esse profissional esteja atualizado com as práticas mais recentes de gestões de pessoas, assim como reestruturação organizacional devido a mudanças tecnológicas. Além disso, precisa ter diversas habilidades de empreendedor, como etiqueta e visão de negócios.

Por fim, a segunda profissão relacionada a RH que está em alta é a de especialista em aquisição de talentos. Esse profissional deve ser especializado em técnicas de recrutamento interno e externo e precisa estar antenado com as necessidades da empresa e movimentações do mercado de trabalho.

Comentários

 




    gl