‘Nosso mundo hoje está longe de ser tranquilo’, diz Xi Jinping

Xi Jinping. Foto: Reprodução da TV

Xi Jinping. Foto: Reprodução da TV

O presidente da China, Xi Jinping, definiu o pensamento dos líderes globais na atualidade como “mentalidade de Guerra Fria”, em referência ao período de disputa entre as duas superpotências da época; Estados Unidos e a extinta União Soviética. Período de intensa hostilidade que durou entre 1947 e 1989.

A fala do líder chinês aconteceu durante seu discurso no Fórum Econômico Mundial, nesta segunda-feira (17). O encontro anual tradicionalmente realizado na cidade de Davos, na Suíça, foi feito através de videoconferência devido à pandemia de Covid-19.

“Precisamos descartar a mentalidade da Guerra Fria e buscar a coexistência pacífica e resultados em que todos saem ganhando”, disse Xi.

Os comentários do Jinping coincidem com uma série de tensões simultâneas ao redor do mundo. Da capital Pequim com os EUA, por conta das reivindicações de independência de Taiwan, e da Rússia com a Otan, a Organização do Tratado Atlântico Norte, sobre uma possível invasão russa na Ucrânia.

“Nosso mundo hoje está longe de ser tranquilo. Abundam as retóricas que alimentam o ódio e preconceito. Atos de contenção, supressão ou confronto resultantes disso fazem todo mal para a paz e segurança mundiais”, reiterou o presidente da China.

Além das questões geopolíticas, Xi disse ainda que os países devem trabalhar em conjunto para combater a pandemia do novo coronavírus. Também falou sobre a realização das Olimpíadas de Inverno, marcadas para Pequim entre 4 e 20 de fevereiro; “Faremos uma Olimpíada segura e esplêndida”, prometeu.

Leia também:

+ Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo, testa positivo para a Covid-19

+ Em um ano de vacinação, quase 70% dos brasileiros já tomaram duas doses

Comentários

 




    gl