Categories: Geral

Museu LIESV – Pavão de Osasco 2006

O Museu LIESV apresenta hoje o desfile do Pavão de Osasco, campeã do Grupo de Acesso do Carnaval Virtual da Liga Independente das Escolas de Samba Virtuais (LIESV), em 2006. CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD DOS DESENHOS DO DESFILE.

A escola fazia sua estreia na LIESV e no Carnaval Virtual, pois na época as escolas ainda eram escolhidas para desfilar sem apresentar nenhum tipo de desenho, apenas a Ficha de Inscrição, e não havia o Grupo de Avaliação, que foi criado naquele ano. Contando o enredo “Das Loucuras de um Fidalgo à Ilusão de um Povo, a Pavão Apresenta… Dom Quixote de La Mancha” a escola conquistou o título do Grupo, empatada com a Barra Funda Estação Primeira, e subiu para o Grupo Especial, onde ainda está.

Segundo o Diretor de Carnaval da escola na época, e hoje diretor da Imperatriz Paulista, João Marcos todos na agremiação queriam que ela tivesse um estilo próprio e resolveram que o enredo definiria um pouco o espírito da escola. “Na época, a LIESV tinha muitos enredos densos, então resolvi apostar em algo inédito e abstrato, aí veio a idéia de falar de Dom Quixote” destacou.

João Marcos também contou que ele não queria um enredo 100% internacional, pois acredita que todo o enredo tem de ter algo de Brasil. “Provavelmente por ter começado a acompanhar desfile de escola de samba antes de 1997, quando enredos internacionais foram liberados, eu pensei em falar sobre o “quixotismo”, esta coisa meio abstrata de lutar contra moinhos de ventos, contra gigantes, etc. e demos como foco o quixotismo do povo brasileiro”, ressaltou.

A escola também teve com um dos pontos fortes do seu desfile o samba-enredo, que segundo o Diretor de Carnaval casou perfeitamente com o enredo. “O samba foi escolhido por ter o clima romântico da história e uma letra poética e por causa disso acabou tudo dando muito certo”, salientou João Marcos.

Os desenhos foram concebidos pelos irmãos Bruno e Luis Guilherme Cavalcante, que foram três vezes campeões do Grupo Especial pela Imperatriz Paulista. Segundo João Marcos a concepção foi simples. “O nosso desafio maior foi fazer os irmãos Cavalcante mudarem o estilo de gigantismo que caracterizou o primeiro título da Imperatriz Paulista, para algo mais perto do desfile real, como eles toparam a proposta, a coisa fluiu perfeitamente”, afirmou.

De acordo com João Marcos a escola entrou com confiança e o principal destaque do desfile foi o conjunto. “O Conjunto foi nosso principal destaque, tudo combinou e cresceu, desde o espírito do samba até o que foi apresentado na tela”. O diretor ainda acrescentou que imaginava que a escola conquistaria o título, pois  tinha muita confiança no trabalho realizado por todos da agremiação.

João Marcos também garantiu que a vitória do Pavão de Osasco no Grupo de Acesso em 2006 foi uma consequência e não um objetivo e que o principal aprendizado que ficou daquele ano foi buscar a qualidade do trabalho. “Acho que o que ficou de aprendizado foi isso: buscar a qualidade artística, acima de tudo, independente de modismos, pois o que vale, no fim de tudo, é a emoção”, concluiu.

 

CLIQUE NOS LINKS ABAIXO PARA LER AS OUTRAS MATÉRIAS DO MUSEU LIESV:

Museu LIESV – Império do Progresso 2006

Museu LIESV – Estrela de São Fidélis 2004

Museu LIESV – Estrela do Amanhã 2005

Museu LIESV – Imperiais do Samba 2004

Museu LIESV – Imperatriz Paulista 2005

Redação SRzd

Recent Posts

  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música

Dia Brasil do Rock in Rio é anunciado com clipe ‘We are the World BR’

Música. Assim como aconteceu na icônica gravação de "We Are the World", cantores brasileiros dos mais variados estilos gravaram nessa…

15 minutos ago
  • Carnaval/SP

Mestre Mercadoria propõe reflexão sobre modernidade e tradição no Carnaval

Raimundo Pereira da Silva, o mestre Mercadoria, um dos grandes ícones da história do Carnaval de São Paulo, fez uma…

1 hora ago
  • Televisão

Bia faz Poeta cair na Marretada do Thor e viraliza no Encontro

Bia faz Poeta cair na Marretada do Thor e viraliza no Encontro Ex-BBB, Beatriz agitou o programa matutino da Globo…

1 hora ago
  • Famosos

Juliette se diverte ao mostrar reação da mãe com nova mansão; assista

Ex-BBB gravou a mãe comentando como é a nova casa da família. Juliette se divertiu na manhã desta terça-feira (30)…

2 horas ago
  • Carnaval/RJ

Carnaval 2025: Mocidade anuncia dupla para seu carro de som

Carnaval 2025: Mocidade anuncia dupla para seu carro de som Rio. A Mocidade Independente de Padre Miguel anunciou nesta terça-feira…

2 horas ago
  • Rio de Janeiro

Ai que Madonna! Narcisa dá boas-vindas para diva do pop

Ai que Madonna! Narcisa dá boas-vindas para diva do pop: Socialite sacou um megafone e tratou de chamar a atenção…

2 horas ago