Mulheres ganham permissão para dirigir na Arábia Saudita; decreto abre oportunidades

Mulher saudita dirige carro na Arábia Saudita . Foto: Reprodução/Twitter

Mulher saudita dirige carro na Arábia Saudita . Foto: Reprodução/Twitter

A lei que proibia mulheres da Arábia Saudita de dirigir não faz mais parte da realidade do país. As cidadãs do reino islâmico do Oriente Médio poderão conduzir seus veículos livremente pelo país a partir deste domingo (24). Decreto abre novas oportunidades de emprego para as mulheres sauditas. No entanto, elas ainda precisam enfrentar o julgamento social.

De acordo com as autoridades sauditas, a nova permissão vai modificar o uso da moeda local. A população do país gasta, anualmente, mais de 22 bilhões de reais apenas com transporte. Grande parte desse valor se dava pela impossibilidade de mulheres assumirem a condução de um carro; o que fazia elas contatarem motoristas particulares.

O fim da lei poderá promover também algumas mudanças sociais a longo prazo. Com a permissão para dirigir, novos empregos se tornarão possíveis para as mulheres. Segundo as autoridades locais, 33% das cidadãs sauditas estão desempregadas atualmente.

Embora a permissão, na teoria, possibilita que mulheres dirijam livremente pelas ruas da Arábia Saudita, na prática, elas precisam enfrentar um problema maior. Apesar de não ser mais proibido por lei, a condução de veículos por mulheres ainda não é bem vista pela população do país.

Comentários

 




    gl