Morte de Maradona causa comoção mundial

Maradona. Foto: Reprodução

A morte de Diego Armando Maradona causou comoção mundial. O ex-jogador, um dos maiores do mundo, morreu nesta quarta-feira (25) após sofrer uma parada cardiorrespiratória

+ Morre Diego Maradona: maior jogador da história do futebol argentino

Atletas, personalidades, autoridades e jornais mundo afora repercutiram o falecimento e homenagearam o ídolo argentino. O estádio do Napoli, clube italiano onde Maradona jogou, por exemplo, deixará de se chamar San Paolo para se chamar Diego Armando Maradona.

A Argentina decretou luto de três dias e o presidente Alberto Fernández disse estar desolado: “Você nos levou ao topo do mundo. Você nos fez imensamente felizes. Foi o maior de todos. Obrigado por ter existido, Diego. Nós vamos sentir sua falta por toda a vida”, escreveu Fernández em rede social.

O Papa Francisco lamentou também lamentou a morte de seu compatriota. O site Vatican News informou que o “Papa foi informado sobre a morte de Diego Maradona, relembra com afeto as ocasiões de encontro desses anos e o recorda na oração, como fez nos dias passados desde que tomou conhecimento de suas condições de saúde”.

+ ‘Um dia vamos bater uma bola juntos lá no céu’, diz Pelé após morte de Maradona

O craque argentino Lionel Messi afirmou que é um dia “muito triste para todos os argentinos e para o futebol”: “Nos deixa, mas não vai, pois Diego é eterno. Guardo todos os belos momentos vividos com ele e queria aproveitar a oportunidade para enviar minhas condolências a todos os seus familiares e amigos”.

O português Cristiano Ronaldo chamou Maradona de “gênio eterno” e “um dos melhores de todos os tempos”: Hoje despeço-me de um amigo e o Mundo despede-se de um génio eterno. Um dos melhores de todos os tempos. Um mágico inigualável. Parte demasiado cedo, mas deixa um legado sem limites e um vazio que jamais será preenchido. Descansa em paz, craque. Nunca serás esquecido”.

Confira outras homenagens:

Quem foi Maradona

Maior jogador argentino da história e idolatrado por fãs de futebol em todo o planeta, Maradona venceu a Copa de 1986 com a seleção argentina, quando protagonizou lances históricos como o gol da “mão de Deus”, contra a Inglaterra. Nos clubes, fez história no Boca Juniors e no Napoli, onde foi campeão italiano e da Uefa.

Gênio dentro de campo – considerado por muitos como melhor jogador de todos os tempos – e com inúmeras polêmicas fora dele. Diego teve sua carreira marcada por confusões, declarações polêmicas.

No Mundial dos Estados Unidos em 1994, viveu um dos piores momentos de sua trajetória, quando foi pego no exame antidoping ainda na primeira fase da competição. Nunca escondeu do público e da imprensa seu vício em drogas, contra o qual lutou a maior parte da vida e lhe rendeu problemas de saúde.

Atualmente, Maradona era treinador do Gimnasia La Plata, da Série A argentina, depois de ter treinado equipes no México e no mundo árabe, além da seleção argentina na Copa de 2010.

Maradona. Foto: Reprodução de Internet










Comentários

 




    gl