Mafalda completa 50 anos, com carinha de 5

Uma das personagens mais icônicas do mundo está completando meio século nesta segunda-feira, 29. Mafalda, uma garotinha de língua afiada criada pelo cartunista argentino Quino, faz 50 anos de existência. Na realidade, ela foi criada em 1962 para uma campanha publicitária, mas a peça nunca foi veiculada. O desenho, porém, só foi publicado em 1964, em forma de tirinhas, na revista “Primeira Plana”.

O cartunista Quino esclareceu, em comunicado oficial, a confusão das datas. Segundo ele, o nascimento de Mafalda deve ser contado a partir do momento em que sua obra foi publicada.

Mafalda. Foto: Divulgação

“Mafalda completa 50 anos em 2014. O dia de sua primeira publicação foi 29 de setembro de 1964, na revista ‘Primera Plana’. Para mim é o dia do nascimento de Mafalda como personagem de tirinhas. Qualquer outro cálculo de aniversário é incorreto”, afirmou Quino em nota oficial.

A criação do desenhista ficou famosa mundialmente por criticar a situação política da Argentina, a falta de sensibilidade dos governantes, as mazelas mundiais e a destruição do meio ambiente. Mafalda se tornou símbolo de luta contra a opressão e a desigualdade.

O autor parou de publicar as tirinhas em 1973 sob a alegação de “esgotamento de ideias”, segundo o próprio autor.

Mafalda em San Telmo. Foto: Publicação

Para celebrar o aniversário, serão inauguradas, em San Telmo, as estátuas de dois amigos da personagem: Susanita e Manolito. A própria Mafalda já tem seu monumento no bairro que fica na cidade de Buenos Aires, capital da Argentina.

Curta a página do SRZD no Facebook:

 

Comentários




    gl