Justiça determina que Burger King aceite trabalhadores com barba

Burger King. Foto: Reprodução

Burger King. Foto: Reprodução

Funcionários do Burger King de Barcelona, na Espanha, conquistaram na justiça o direito de trabalhar de barba, bigode ou cavanhaque após a rede de fast food proibir pelos faciais entre os membros de seu quadro de colaboradores.

De acordo com autoridades trabalhistas da região da Catalunha, a imposição da empresa fere os direitos constitucionais.

O comitê de inspeção trabalhista local também derrubou outra determinação da rede e conseguiu flexibilizar uma regra que determinava a utilização de uniformes diferentes para trabalhadores do sexo masculino e feminino. Agora, homens poderão usar adereços como tiaras e laços no ambiente de trabalho.

“Como resultado da inspeção, foi estabelecido que certas práticas empresariais estabelecidas nas regras internas infringem os direitos constitucionais dos trabalhadores, nomeadamente o direito à sua própria imagem e o direito à igualdade, tratamento e contra a discriminação sexual, conforme estabelecido, respectivamente, nos artigos 18.1 e 14 da Constituição espanhola”, afirmaram os inspetores na decisão.

As novas medidas passam a valer para os mais de mil e duzentos funcionários de 46 unidades do Burger King na província de Barcelona.

Comentários

 




    gl