Categories: Geral

Governo do Japão entrega doação às vítimas de enchentes no Brasil

O governo do Japão fez uma doação de itens de assistência emergencial para as vítimas das chuvas nos estados da Bahia e Minas Gerais. Através do Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), foram entregues nesta quinta-feira (27), 3.000 cobertores, 300 barracas e 75 rolos de lonas plásticas.

A entrega foi feita no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo. Participaram da cerimônia o ministro da Cidadania, João Roma; o coordenador-geral do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres do Ministério de Desenvolvimento Regional, Leno Rodrigues de Queiroz; o embaixador do Japão no Brasil, Hayashi Teiji; e o representante sênior da Jica em Brasília, Sato Shinji.

A decisão do Japão tem como base o viés humanitário e as relações de amizade com o Brasil, de modo a contribuir no apoio emergencial às vítimas desses desastres.

O governo japonês sempre prestou apoio emergencial nas ocorrências de desastres naturais no Brasil

“Gostaria de externar nossa solidariedade ao governo brasileiro e ao povo brasileiro em decorrência da inúmeras enchentes que assolaram o país causando grandes destruições. Ainda, presto as minhas condolências àqueles que tiveram suas vidas ceifadas e todas as famílias enlutadas. E, para todos aqueles que foram afetados de alguma forma por esses desastres, registro o meu apoio e solidariedade para que consigam reconstruir suas vidas e as áreas afetadas o quanto antes. O governo japonês sempre prestou apoio emergencial nas ocorrências de desastres naturais no Brasil e, paralelamente, vem realizando inúmeras atividades de cooperação que contribuíram no fortalecimento da capacitação para a prevenção de desastres naturais no país. É de nosso intuito dar continuidade às iniciativas de cooperação com base nas necessidades do Brasil com base nas relações de amizade entre o Japão e o Brasil. Faço votos para que essas cooperações promovam ainda mais as relações amistosas de cooperação entre o Brasil e o Japão e contribuam para o fortalecimento dos elos entre os dois povos”, disse Teiji Hayashi, embaixador do Japão no Brasil.

Enchente em Minas Gerais. Foto: Reprodução/TV/Band

Até agora, de acordo com a Defesa Civil Mineira, o número de desalojados passa de 45 mil. Ao todo, 377 municípios decretaram situação de emergência. Na Bahia, as chuvas afetaram 176 municípios, deixando mais de 21 mil pessoas desabrigadas, além de outras 71 mil desalojadas.

Em 28 de dezembro, o primeiro ministro do Japão, Fumio Kishida, e o Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, Yoshimasa Hayashi, enviaram ao presidente Jair Bolsonaro e ao Ministro das Relações Exteriores, Carlos França, mensagens de condolências às vítimas das enchentes que atingiram o nordeste do Brasil.

Assistência internacional de emergência

No mundo, desastres naturais em larga escala ocorrem com frequência e muitas vidas são sacrificadas. A maioria dos países em desenvolvimento têm infraestruturas econômicas e sociais deficitárias, e têm dificuldades em realizar atividades de socorro suficientes em caso de desastre. E para responder a essas questões, o Japão está considerando a implementação de assistência internacional de emergência a pedido dos governos dos países afetados.

A assistência pode ser humanitária, material ou financeira, ou a combinação delas é fornecida dependendo da escala do desastre e das necessidades do país afetado. Desta vez, em resposta a uma solicitação do governo brasileiro, a Jica decidiu fornecer equipamentos de emergência para enchentes nos estados da Bahia e de Minas Gerais. Os materiais de emergência vão ser transportados do depósito de Assistência de Emergencial da JICA de Miami.

Ministro da Cidadania acompanha entrega de donativos do governo japonês a vítimas das chuvas. Foto: Max Haack/ Min. Cidadania

Auxílios anteriores

O Japão prestou assistência de emergência ao Brasil em duas ocasiões anteriores:

– Assistência emergencial para enchentes no Estado do Rio de Janeiro (1988). Em resposta aos danos causados pelas enchentes no Rio de Janeiro, ocorrido em fevereiro de 1988, (aproximadamente 200 mortes, 650 feridos e cerca de 13.000 desabrigados), o Japão despachou coordenadores e forneceu medicamentos, seringas, agulhas, luvas cirúrgicas, etc.

– Assistência emergencial para incêndio florestal na Amazônia brasileira (2019). Cerca de 70.000 incêndios florestais ocorreram na Amazônia em janeiro de 2019 (80% acima em comparação com o mesmo período do ano anterior), afetando uma área de cerca de 2.200 km2 (dados de 30 de agosto de 2019, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais do Brasil – INPE). Materiais de emergência (Barracas e colchonetes dobráveis) foram doados.

Relação de cooperação entre Brasil e Japão

A relação de cooperação econômica entre o Brasil e o Japão começou em 1959 com o envio de perito no setor agrícola. Desde então, tem participado em projetos nacionais do Brasil, tais como, no desenvolvimento agrícola dos Cerrados, Usiminas, Cenibra e Alumínio da Amazônia (Albras e Alunorte). E ainda, na área de saúde e assistência médica, através de projeto de promoção do parto humanizado, na área de desenvolvimento de recursos humanos da indústria, através de projetos de cooperação com o Senai, na área de melhoria da segurança pública, através de atividades de policiamento comunitário e apoio às atividades de prevenção de desastres.

Na área de desenvolvimento de recursos humanos, mais de 12.000 técnicos, principalmente funcionários do governo brasileiro e pessoas de ascendência japonesa participaram de cursos de treinamento no Japão, nas mais diversas áreas. A política básica de cooperação do Japão com o Brasil é apoiar o desenvolvimento sustentável e promover a cooperação recíproca. Com base nessa política, foram definidas as seguintes áreas prioritárias de assistência:

1) Problemas urbanos e medidas ambientais e de prevenção de desastres

Em resposta à degradação do ambiente urbano, apoiar projetos de melhoria do meio ambiente e de saneamento, de redução do congestionamento de tráfego com o objetivo de construção de cidades ambientalmente amigáveis e de baixo impacto ambiental. Estes projetos irão contribuir para a prevenção de desastres e para a resolução de questões globais.

2) Melhoria do ambiente de investimento

Apoiar projetos que promovam o crescimento econômico, inclusive a expansão de recursos humanos, levando em consideração a cooperação com fundos privados, com o objetivo de melhorar o ambiente e o apoio técnico para o fortalecimento da competitividade industrial.

3) Apoio à cooperação triangular

Cooperação triangular voltado para os países da América Latina e África de língua portuguesa no âmbito do Programa de Parceria Japão-Brasil (JBPP: Programa de Parceria Japão-Brasil, assinado em 2000).

Leia também:

+ Rio já tem mais casos de Covid-19 do que no primeiro ano de pandemia

+ Seguros de vida cobrem pandemias? tire essa dúvida

Redação SRzd

Recent Posts

  • Entretenimento
  • Música

Copacabana terá shows gratuitos em maio e junho

Música. Depois do histórico show da cantora Madonna na Praia de Copacabana, o local será palco para mais shows gratuitos.…

5 horas ago
  • Entretenimento
  • Música

Rock in Rio anuncia doação às vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul

Solidariedade. A direção do Rock in Rio anunciou neste domingo (12) que os direitos autorais da música "Deixa o Coração Falar"…

7 horas ago
  • Carnaval/RJ

Falta 1! UPM lança seu enredo para estreia no Grupo Especial do Rio de Janeiro

Rio. A Unidos de Padre Miguel foi campeã do Grupo de Acesso, a Série Ouro, do Carnaval do Rio de…

9 horas ago
  • Cinema
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Televisão

Morre o ator Paulo Cesar Pereio, um dos ícones do Cinema Novo

Despedida. O ator Paulo Cesar Pereio morreu neste domingo (12), aos 83 anos. A informação foi confirmada pela assessoria da atriz…

9 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos

Viih Tube e Eliezer revelam sexo do bebê que estão esperando

Revelação. A influenciadora e ex-BBB Viih Tube e o marido, o também ex-BBB Eliezer, revelaram neste domingo (12), Dia das…

10 horas ago
  • Geral

Narrador Silvio Luiz continua internado em UTI

Na torcida. Silvio Luiz, de 89 anos, segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em…

11 horas ago