Governo decide comprar vacinas da Pfizer e da Janssen contra a Covid-19

Eduardo Pazuello. Foto: Carolina Antunes/PR

Eduardo Pazuello. Foto: Carolina Antunes/PR

O Ministério da Saúde decidiu, nesta quarta-feira (3), comprar vacinas contra a Covid-19 dos laboratórios Pfizer e Janssen – farmacêuticas dos Estados Unidos. Em reunião com representantes da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o ministro Eduardo Pazuello informou à entidade que a elaboração do contrato com a Pfizer está em andamento e há negociações com a Janssen.

“Vamos fazer uma divulgação conjunta de um documento mostrando que estamos nessa fase da negociação. A proposta de cronograma que está sendo apresentada para nós é uma boa proposta, e a partir de agora a gente segue os trâmites de fazer esse contrato o mais rapidamente possível”, afirmou Pazuello, em vídeo divulgado após a reunião pela assessoria do ministério.

O Ministério da Saúde ainda informou que também “possui contratos alinhados” para a compra da vacina russa Sputnik V e que a aprovação do Projeto de Lei nº 534 de 2021 pela Câmara dos Deputados “facilitou as negociações” para a compra de doses das vacinas da Pfizer e da Janssen.

O Projeto de Lei facilitou a compra de vacinas com autorização para uso em caráter emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por estados, municípios e por empresas.

O projeto também autorizou o governo federal, estados e municípios a assumirem riscos de indenização de cidadãos em caso de efeitos adversos das vacinas, uma das exigências impostas pela Pfizer e que vinha sendo objeto de resistência por parte do Ministério da Saúde.

*Com Agência Brasil

Comentários

 




    gl