Golpe no Whatsapp que promete produtos esportivos faz mais de 20 mil vítimas em três dias

Golpe no WhatsApp. Foto: Reprodução de Internet

Golpe no WhatsApp. Foto: Reprodução de Internet

Um novo golpe por meio do aplicativo de mensagens Whatsapp promete produtos da Adidas e já afetou mais de 21 mil usuários em apenas três dias, segundo informações do site HypeStat.

A campanha, que se faz passar faz passar pela empresa, oferece tênis e camisetas grátis em comemoração ao aniversário da marca.

As vítimas respondem perguntas em três diferentes páginas e em cada uma delas há uma publicidade, a mudança das páginas gera um pequeno retorno financeiro imediato aos criminosos. Ainda segundo a reportagem, a estimativa de retorno financeiro mensal para o site desta campanha maliciosa é de aproximadamente 111 dólares.

A campanha é como diversas outras: após a resposta de todas as perguntas em um site falso, as vítimas são orientadas a compartilharem o link da falsa campanha com mais 15 contatos.

Após o compartilhamento, as vítimas terão apenas que escolher o brinde que supostamente receberão e tudo estará concluído. No entanto, ao tentar concluir o processo selecionando o botão “ESCOLHER TAMANHOS”, os usuários recebem a mensagem de que terão que enviar a campanha falsa para mais contatos e, desta forma, poder prosseguir.

Caso o botão “ESCOLHER TAMANHOS” seja selecionado antes do compartilhamento, com pelo menos 15 usuários, a vítima seria redirecionada para diversas páginas de publicidade, entre elas uma página de download de extensão de browser chamada “Incognito Searches”, que muda o mecanismo de busca padrão do browser, solicita o download de conteúdo e exibe publicidade indesejada.

Com a necessidade de reenvio da campanha para mais pessoas, o ciclo da ameaça nunca se interrompe. Por isso, é necessário que todos fiquem cada vez mais atentos para este e outros tipos de golpe que, mesmo sem ter um malware presente em seu conteúdo, pode trazer uma série de dores de cabeça às vítimas.

Comentários

 




    gl