Categories: Geral

Folha de S. Paulo pede para que ameaças a seus profissionais sejam investigadas pela PF

O jornal Folha de S. Paulo entrou com uma representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na última terça-feira (23). O pedido destaca a necessidade da Polícia Federal investigar as ameaças sofridas pelos profissionais da empresa.

Os ataques tiveram início a partir da publicação de uma reportagem na qual o jornal denuncia que empresas estariam financiando campanhas contra o PT e a favor do candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL).

Para a Folha, as ameaças fazem parte de uma “ação orquestrada com tentativa de constranger a liberdade de imprensa”. O caso ganhou atenção de entidades internacionais que manifestaram seu repúdio contra os ataques sofridos pelos jornalistas.

Os ataques

O principal alvo das ameaças é a jornalista Patrícia Campos Mello. Ela é a autora da reportagem que denunciou a suposta doação de campanha feita por empresas. De acordo com a Folha, Patricia teria recebido centenas de mensagens agressivas nas redes sociais e por e-mail.

A conta de WhatsApp da jornalista também foi invadida por hackers, como informa o jornal. A ação fez com que mensagens pró-Bolsonaro fossem disparada pelo seu número pessoal. Trocas de informações recentes também foram apagadas no aplicativo.

A Folha ressalta, ainda, que Patrícia teria recebido duas ligações de números desconhecidos, nas quais ela é ameaçada. Além disso, um grupo teria combinado, por meio mensagens na internet, de assediar a jornalista em um evento, na próxima segunda-feira (29), no qual ela será mediadora.

Além de Patrícia, outros profissionais foram alvo de ataques. O diretor executivo do Datafolha, Mauro Paulino, foi ameaçado por mensagens e, também, em sua casa. Dois outros jornalistas que participaram da reportagem de Patrícia — Wálter Nunes e Joana Cunha — também foram alvos de uma imagem falso. O meme que circula pela internet simula uma conversa fantasiosa entre Sergio Gabrielli, coordenador da campanha petista e os funcionários da Folha. O falso conteúdo mostra Sergio encomendando uma reportagem.

Instituições pedem segurança para jornalistas

O diretor do escritório da RSF (Repórteres Sem Fronteiras) na América Latina, Emmanel Colombié, destaca a seriedade da situação. “Os ataques do candidato Jair Bolsonaro e de seus apoiadores contra o Jornal Folha de S. Paulo são inaceitáveis e indignos de um partido que pretende governa o país”. Já o Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ) fez um apelo para que autoridades brasileiras protejam os jornalistas que estão sendo alvos de ameaças.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Carnaval/SP

Sexta ou sábado? Qual o dia e posição de desfile com mais títulos em São Paulo?

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo abre, oficialmente, a preparação para o Carnaval de 2025 com…

37 minutos ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música

Bruno Mars anuncia novos shows no Brasil, incluindo MG e PR

Música. O Bruninho gostou mesmo do Brasil. Bruno Mars, que nasceu e cresceu no Havaí e atualmente mora em Los Angeles,…

40 minutos ago
  • Brasil

Dia Internacional contra a Homofobia; escolas de samba e clubes se manifestam

Preconceito. No Dia Internacional contra a Homofobia, clubes de futebol e escolas de samba têm se manifestado em defesa dos…

3 horas ago
  • Carnaval/RJ

Rio 2025: O grande Obá; conheça mais um enredo do Carnaval 2025

Rio. O Leão de Nova Iguaçu anunciou o seu enredo para o Carnaval de 2025. Em busca de uma vaga…

4 horas ago
  • Carnaval/SP

SP: Sorteio da ordem de desfiles do Carnaval 2025 acontece neste sábado

São Paulo. A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo realiza neste sábado (18), a partir das 17h,…

4 horas ago
  • Televisão

Patrícia Poeta reencontra familiares ao vivo enquanto mostrava tragédia no RS

Patrícia Poeta reencontra familiares ao vivo enquanto mostrava tragédia no RS Apresentadora da TV Globo fazia reportagem nas ruas quando…

4 horas ago