Categories: Geral

Facebook e Instagram seguem Twitter e bloqueiam contas de Donald Trump

Depois do Twitter, o Facebook e o Instagram decidiram bloquear as contas de Donald Trump. A medida foi tomada depois da invasão de apoiadores do presidente dos Estados Unidos ao prédio do Capitólio, estimulados por ele, que continua contestando sua derrota para Joe Biden.

O Twitter havia informado o bloqueio por 12 horas e, ainda, avisou que pode suspender Trump de forma permanente.

“Exigimos a remoção de três tuítes da conta @realDonaldTrump que foram postados hoje por violações repetidas e graves de nossa Política de Integridade Cívica. Isso significa que a conta de @realDonaldTrump será bloqueada por 12 horas após a remoção desses tuítes. Se os tuítes não forem removidos, a conta permanecerá bloqueada”, disse o aviso do Twitter.

O Facebook foi pelo mesmo caminho e também bloqueou Trump, mas por um período maior: 24 horas. A plataforma retirou um vídeo que ele postou endereçado aos seus apoiadores que invadiram o Congresso norte-americano.

O presidente dos EUA também foi suspenso do Instagram por 24 horas. “Avaliamos duas violações de política contra a página do presidente Trump, o que resultará em um bloqueio de recursos de 24 horas, o que significa que ele perderá a capacidade de postar na plataforma durante esse tempo”, diz mensagem do Facebook, via Twitter.

Também pelo Twitter, o vice-presidente de Integridade do Facebook, Guy Rosen, explicou a decisão: “Esta é uma situação de emergência, e estamos tomando as medidas de emergência apropriadas, incluindo a remoção do vídeo do presidente Trump. Eliminamos porque, em geral, acreditamos que contribui, em vez de diminuir, para o risco de violência continuada”.

Um porta-voz do Facebook foi mais contundente em seu comentário: “Os violentos protestos no Capitólio hoje são uma vergonha. Proibimos incitação e apelos à violência em nossa plataforma. Estamos revisando e removendo ativamente qualquer conteúdo que viole essas regras”.

O Facebook também anunciou que impôs proibições ao grupo de extrema direita pró-Trump, QAnon, a movimentos sociais militarizados e a grupos de ódio.

Além disso, a hashtag #StormTheCapitol foi bloqueada nas duas plataformas: Facebook e Instagram.







Redação SRzd

Share
Published by
Redação SRzd
Tags: Donald TrumpEstados UnidosFacebookInstagramInternet

Recent Posts

  • Brasil

VÍDEO: Neymar mostra avião cheio de doações para o Rio Grande do Sul

Incentivar. O jogador Neymar se mobilizou para ajudar as vítimas das graves enchentes no Rio Grande do Sul. O atacante…

20 minutos ago
  • Entretenimento
  • Famosos

Filho de Popó assume namoro com advogado e faz declaração romântica

Apaixonados. O filho de Popó Freitas, estudante Juan Freitas, mostrou seu novo namorado na rede social. Discreto, o jovem de…

47 minutos ago
  • Carnaval/SP

Mocidade Robruense: confira o enredo para o Carnaval de 2025

Sexta colocada no Grupo de Acesso de Bairros 1, da União das Escolas de Samba Paulistanas, Uesp, a Mocidade Robruense…

1 hora ago
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música
  • Rio de Janeiro

Madonna deixa mensagem no ‘Livro de Ouro’ do Copacabana Palace

A cantora Madonna assinou o "Livro de Ouro" do Copacabana Palace, hotel onde ficou hospedada durante sua estadia no Brasil,…

2 horas ago
  • Brasil

VÍDEO: Resgate de animais ilhados no Rio Grande do Sul comove a web

Solidariedade. Equipes do Poder Público e de voluntários já resgataram ao menos 3,5 mil animais ilhados pelas chuvas no Rio…

2 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Televisão

Claudia Raia lembra namoro com Jô Soares: ‘Foi o primeiro grande amor da minha vida’

O Roda Viva recebeu Claudia Raia na noite desta segunda-feira (6). A atriz voltou ao programa 33 anos após sua…

3 horas ago