Explosão em Beirute deixa dezenas de mortos e mais de dois mil feridos, diz governo libanês

Explosão em Beirute. Foto: Reprodução de Internet

Duas grandes explosões atingiram a região portuária de Beirute, a capital do Líbano, por volta das 12h30 (horário de Brasília) desta terça-feira (4), e deixou ao menos 78 mortos, segundo o Ministério da Saúde.

De acordo com veículos de imprensa locais, as primeiras informações são de que o local atingido era um depósito que armazena materiais altamente explosivos, como o nitrato de amônio, mas que não são explosivos em si.

O ministro da Saúde, Hamad Hassan, disse à rede de TV Al Jazeera que o incidente deixou cerca de 2.700 feridos.

Paredes de prédios foram destruídas, janelas quebraram, carros foram virados de cabeça para baixo e destroços bloquearam várias ruas, forçando feridos a caminhar em meio à fumaça até hospitais.

Segundo testemunhas, o estampido da explosão foi ouvido até na cidade costeira de Larnaca, no Chipre, a cerca de 200 km da costa libanesa. Ainda não se sabe ao certo o que motivou o incidente.

O primeiro-ministro libanês, Hassan Diab, disse em um pronunciamento que o país enfrenta uma catástrofe e declarou luto oficial de um dia. Ele afirmou também que o governo irá investigar os responsáveis pelo armazém que funcionava no porto da capital desde 2014 e que irá fornecer abrigo para as pessoas que tiveram seus lares afetados pela explosão.

Explosão em Beirute. Foto: Reprodução de Internet
Explosão em Beirute. Foto: Reprodução de Internet

Apesar de o país já ter sido alvo de terroristas e viver período de instabilidade política, não há evidência ainda de que se trate de um atentado terrorista. As explosões acontecem às vésperas do veredicto de quatro suspeitos do assassinato do ex-primeiro-ministro do Líbano, Rafik Hariri, em fevereiro de 2005, em Beirute.

Diversos moradores de Beirute filmaram e publicaram nas redes sociais o momento em que a segunda explosão destrói prédios, gera uma enorme coluna de fumaça e ainda uma onda de choque. Clique aqui para ver.

Militares brasileiros em Beirute

Pelo Twitter, a Marinha brasileira informou que as duas explosões não atingiram a fragata Independência, que está em Beirute, mas distante do local afetado: “Todos os militares componentes da Força Tarefa Marítima (UNIFIL) da Marinha do Brasil estão bem e não há feridos”.










Comentários

 




    gl