Estudo por vacina contra o HIV revela resultados promissores

Teste para detecção do vírus HIV. Foto: Márcio Ferreira/Ag. Pará

Teste para detecção do vírus HIV. Foto: Márcio Ferreira/Ag. Pará

Resultado de uma parceria entre a Iniciativa Internacional pela Vacina da Aids (IAVI) e o Scripps Research Institute, nos Estados Unidos, uma vacina inédita contra o HIV apresentou resultados promissores.

O imunizante, ainda na fase 1 de desenvolvimento, é apontado por pesquisadores como um dos primeiros a superar um dos maiores desafios no combate ao vírus: estimular a produção, pelo organismo, dos anticorpos.

Nesta primeira etapa da pesquisa, dos 48 adultos saudáveis que receberam o imunizante, os anticorpos foram observados em amostras sanguíneas de 97% dos voluntários. Apesar de promissores, os testes com a vacina deverão ter sua eficácia comprovada nos estudos posteriores, nas fases 2 e 3, que envolvem um número maior de voluntários.

+ números da AIDS no mundo:

37,9 milhões de pessoas no mundo vivem com HIV, sendo que 23,3 milhões têm acesso à terapia antirretroviral. São estimados 1,7 milhão de novas infecções e 770 mil mortes de doenças relacionadas à Aids, por ano. Desde o início da epidemia, foram registrados 74,9 milhões de pessoas infectadas, com 32 milhões de mortes.

Comentários

 




    gl