Entenda por que, mesmo vacinado com as duas doses, Tarcísio Meira morreu

Tarcísio Meira. Foto: Prefeitura de Porto Feliz/Divulgação

O ator Tarcísio Meira morreu nesta quinta-feira (12) aos 85 anos. Ele estava internado desde o dia 6 de agosto no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, em decorrência da Covid-19.

O estado de saúde do artista inspirava cuidados, já que estava intubado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e passava por “diálise contínua” por problemas nos rins, de acordo com o último boletim divulgado.

A mulher de Tarcísio, Glória Menezes, de 86 anos, também foi infectada pelo vírus, mas teve um quadro mais brando da doença e se recupera bem. Ambos haviam se vacinado com as duas doses da vacina contra o novo Coronavírus.

O caso está sendo usado por detratores da vacina. Por volta das 14h desta quinta-feira, o termo Coronavac ocupava o quarto lugar entre os assuntos do momento nas redes sociais.

No Twitter, internautas levantaram discussões sobre a efetividade da vacina, produzida pelo Instituto Butantan. No entanto, uma pesquisa chilena comprova que entre aqueles que foram imunizados com as duas doses da Coronavac, a eficácia é de 65,9% para a prevenção da Covid-19.

O infectologista superintendente do Hospital do Coração (HCor) de São Paulo, doutor Pedro Mathiasi Neto, comentou, com exclusividade ao SRzd, porque o ator, mesmo vacinado com as duas doses da CoronaVac, morreu nesta quinta-feira (12).

De acordo com o médico, não há imunizante que projeta as pessoas 100% e há dois pontos importantes que merecem atenção. Confira:

O caso de Tarcísio Meira não é isolado — embora seja considerado raro. Um estudo da Info Tracker, plataforma de monitoramento da pandemia da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp), mostra que pessoas completamente vacinadas representaram somente 3,68% das mortes por Covid-19 que ocorreram no Brasil entre 28 de fevereiro e 27 de julho.

Leia também:

+ ‘A morte está aí, qualquer hora chega’, disse Tarcísio Meira antes de pandemia

+ Governador do Rio fala sobre Tarcísio Meira: ‘Um dos maiores ícones da nossa dramaturgia’

+ Vítima de Covid-19, Tarcísio Meira desfilou na Beija-Flor em homenagem a Boni

+ Relembre a trajetória de Tarcísio Meira, ícone da televisão brasileira

+ Famosos, políticos e clubes de futebol lamentam morte de Tarcísio Meira

Comentários

 




    gl