Encontrado na China novo vírus de gripe com ‘potencial pandêmico’

Vírus. Foto: Reprodução de Internet

Enquanto o mundo ainda tenta acabar com a atual pandemia da Covid-19, um estudo na China identificou uma nova cepa do vírus da gripe com potencial de causar uma pandemia. A pesquisa revelou que essa linhagem surgiu recentemente e tem como hospedeiros os porcos, podendo infectar seres humanos.

A preocupação dos cientistas, segundo a BBC Brasil,  é com o fato da possibilidade de uma mutação, o que poderia espalhar facilmente de pessoa para pessoa e desencadear assim um surto global. Foram descobertas evidências de infecção recente em pessoas que trabalhavam em matadouros e na indústria suína chinesa.

A cepa, semelhante a do vírus da gripe suína, chamado A/H1N1pdm09, tem “todas as características” de ser altamente adaptável para infectar seres humanos e precisa ser monitorada de perto. Por se tratar de uma nova linhagem do vírus influenza, as pessoas podem ter pouca ou nenhuma imunidade a ela.

Encontrado na China novo vírus de gripe com 'potencial pandêmico'. Foto: Reprodução de Internet
Encontrado na China novo vírus de gripe com ‘potencial pandêmico’. Foto: Reprodução de Internet

Os cientistas escrevem na revista “Proceedings”, da Academia Nacional de Ciências britânica, que medidas para controlar o vírus em porcos e monitorar de perto as populações trabalhadoras devem ser rapidamente implementadas.

Leia também:

– ‘O pior ainda está por vir’, alerta diretor da OMS sobre a pandemia da Covid-19










Comentários

 




    gl