Categories: Geral

Editora-chefe do The Intercept rebate Bolsonaro e chama presidente de autoritário

A editora-chefe do The Intercept, Betsy Reed, em nota, rebateu as declarações de Jair Bolsonaro a respeito do jornalista Glenn Greenwald. Ela chamou o presidente de autoritário e afirmou que “as instituições democráticas brasileiras enfrentam um profundo teste sob o atual governo”.

Neste sábado (27), o presidente ameaçou o Glenn ao dizer que ele “talvez pegue uma cana aqui no Brasil”. Bolsonaro ainda sugeriu que o jornalista não se encaixaria na portaria nº 666, publicada por Moro, que estabelece um “rito sumário de deportação” para imigrantes considerados “perigosos”. O chefe do executivo disse que, por ser casado com outro homem brasileiro e por ter filhos adotados no país, Glenn seria “malandro”.

Confira a nota de Betsy Reed:

O Intercept condena veementemente as declarações que o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, fez sobre o jornalista e editor cofundador do Intercept, Glenn Greenwald. Jair Bolsonaro chamou Glenn Greenwald de “malandro” por ter casado com um brasileiro e adotado crianças no Brasil, o que dificultaria a sua deportação do país. A acusação seria ridícula se não fosse perigosa: o casamento de Glenn Greenwald ocorreu há quatorze anos, antes dele e da equipe do Intercept Brasil terem começado a publicar uma série de reportagens baseadas em um arquivo de conversas secretas revelando a má conduta de certos membros da força-tarefa Lava Jato.

Bolsonaro também disse que Greenwald “talvez pegue uma cana aqui no Brasil”, uma expressão coloquial que soa como uma ameaça. Glenn Greenwald e os repórteres do Intercept Brasil conduziram seu jornalismo com a máxima integridade, sempre pensando no interesse público, e por isso, gozam de total proteção da Constituição brasileira. O Intercept apoia e reafirma o direito de Glenn Greenwald, e de todos os jornalistas do Intercept Brasil, de fazer jornalismo sem qualquer intimidação oficial, muito menos deportação ou prisão.

Somos gratos pela solidariedade dos defensores da liberdade de imprensa em todo o mundo, já que as instituições democráticas brasileiras enfrentam esse profundo teste sob o atual governo, comandado por um autoritário que não vê nada de errado em ameaçar um jornalista simplesmente por exercer a sua profissão.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Carnaval/RJ

Rio 2025: O grande Obá; conheça mais um enredo do Carnaval 2025

Rio. O Leão de Nova Iguaçu anunciou o seu enredo para o Carnaval de 2025. Em busca de uma vaga…

12 minutos ago
  • Carnaval/SP

SP: Sorteio da ordem de desfiles do Carnaval 2025 acontece neste sábado

São Paulo. A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo realiza neste sábado (18), a partir das 17h,…

19 minutos ago
  • Televisão

Patrícia Poeta reencontra familiares ao vivo enquanto mostrava tragédia no RS

Patrícia Poeta reencontra familiares ao vivo enquanto mostrava tragédia no RS Apresentadora da TV Globo fazia reportagem nas ruas quando…

23 minutos ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Televisão

Ana Hickmann reage após comentários sobre seu corpo: ‘Não tenho liberdade’

Desabafo. Ana Hickmann fez uma reflexão nesta sexta-feira (17) diante dos comentários que tem lido sobre o seu corpo. Nos…

2 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos

Sabrina Sato posta vídeo com Zoe parabenizando o papai, Duda Nagle

Sabrina Sato fez uma homenagem ao ex-marido Duda Nagle por seu aniversário de 41 anos, celebrado nesta sexta-feira (17).  Nas…

2 horas ago
  • Carnaval/SP

Presidente da Terceiro Milênio enaltece Dia Internacional Contra a Homofobia

Em 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças (CID). A data histórica,…

3 horas ago