Dicas para refrescar: veja como transformar um ventilador em ar-condicionado

Ar condicionado caseiro. Foto: Reprodução de Internet

Ar condicionado caseiro. Foto: Reprodução de Internet

O verão começou há poucos dias e já tem muita gente em busca de alternativas para refrescar o clima mais quente presente em várias cidades do Brasil.

Para quem não pode usufruir de um ar-condicionado, há algumas opções criativas, de baixo custo, fáceis de fazer e com capacidade de reduzir a temperatura ambiente em até seis graus.

1 – Hidratação

Beba água com frequência. Seu corpo vai se sentir mais frio se você estiver hidratado. Experimente beber pelo menos um copo de água por hora. Acrescentar folhas de menta e fatias de laranja, limão ou pepino à água a deixa mais refrescante. Se ela estiver aromatizada, talvez fique mais fácil bebê-la.

2 – Borrife água fria em si mesmo

Encha um borrifador com água fria e ajuste-o de modo a fazer uma névoa fina. Aplique-o sobre a pele para um efeito instantâneo de resfriamento.

3 – Congele um lenço e coloque-o no pescoço, na testa, nos braços e nas pernas

Colocar um pano frio na pele pode ajudar você a combater o calor. Quando ele ficar quente, é só enxaguá-lo e colocá-lo de volta no congelador.

4 – Passe água fria nos pulsos

Mergulhe seus pulsos e outros pontos de pressão, tais como o seu pescoço, a parte interna dos cotovelos e atrás dos joelhos, em água fria por 10 segundos cada um. Isso vai reduzir um pouco a sua temperatura.

5 – Molhe o cabelo

O cabelo molhado resfria o corpo. Tente deixá-lo assim para obter um frescor instantâneo. Você pode molhar todo o cabelo ou apenas ao longo da linha da testa. A evaporação da água resfriará sua cabeça, mas pode causar um pouco de frizz se o seu cabelo for cacheado.

6 – Feche as persianas ou cortinas

Fechá-las durante o dia vai ajudar a bloquear os raios de sol. Assim que o sol bater na sua casa pela manhã, feche todas as janelas e deixe as portas e janelas que dão para o lado de fora fechadas durante a parte mais quente do dia. Continue até que a noite caia e fique fresco o bastante para abrir as janelas.

7 – Abra as janelas à noite

Abra algumas janelas estratégicas para que o ar mais frio da noite sopre. Deixar todas as portas internas abertas, incluindo as dos armários, também ajuda. Se você as deixar fechadas, elas vão armazenar o calor do dia, e sua casa não vai esfriar tão rápido à noite.

8 – Desligue todas as fontes de calor

Não utilize o fogão ou o forno para cozinhar. Coma alimentos frios ou use o micro-ondas ou uma churrasqueira ao ar livre para preparar as refeições. Desligue as lâmpadas e o computador quando não os estiver usando. Desligue também a TV, pois ela libera bastante calor, e tire da tomada todos os adaptadores não essenciais.

9 – Evite as horas mais quentes do dia

Procure não sair de casa entre as 10 da manhã e as 3 da tarde, quando os raios de sol estão mais quentes. Você também pode evitar uma queimadura dessa forma. Em vez disso, faça exercícios ou o que tiver de fazer cedo ou no fim da tarde. O começo da manhã e da noite costumam ser frescos o bastante para você aproveitar sua caminhada, corrida, trilha, bicicleta, jardinagem ou o trabalho no quintal.

10 – Roupas

Use roupas de verão feitas de fibras naturais. Prefira tecidos naturais e soltos, como algodão, seda e linho, em vez de poliéster, raiom ou outras fibras artificiais, com exceção dos tecidos esportivos.

11 – Use um pouco de menta

Ela refresca a pele e deixa uma sensação gostosa. Experimente alguns produtos com menta ou mentol para refrescar a pele. Passe um creme com menta (evite o rosto e os olhos), tome banho com um sabonete de menta, faça um banho para os pés com menta ou procure por outros produtos com esse elemento.

Transforme um ventilador em ar-condicionado

Confira o tutorial do ar condicionado caseiro sugerido pelo canal DDelectroTech:

1 – Corte seis garrafas pet de dois litros logo acima da linha do rótulo, formando cones.

Ar condicionado caseiro. Foto: Reprodução de Internet
Ar condicionado caseiro. Foto: Reprodução de Internet

2 – Use um objeto circular (ou um compasso) para desenhar, em papel cartão grosso ou papelão, um círculo com diâmetro ligeiramente menor que a grade do seu ventilador.

3 – Dentro desse círculo, faça seis círculos com diâmetro igual ao do cone da garrafa pet e os recorte.

4 – Encaixe os cones de garrafa pet nos círculos vazados no papelão e prenda com fita adesiva ou cola quente.

5 – Em seguida, faça dois furos em quatro lados da base e lacre-os com plástico.

6 – Posicione a base circular com os cones sobre a grade do ventilador e prenda as duas partes, fechando os lacres.

7 – Se quiser dar um acabamento melhor, recorte o excesso do plástico.

Ar condicionado caseiro. Foto: Reprodução de Internet
Ar condicionado caseiro. Foto: Reprodução de Internet

Como o ar-condicionado caseiro funciona?

Os cones plásticos feitos de garrafas pet proporcionam um fenômeno físico chamado de Efeito Joule-Thomson.

De acordo com o doutor em Física Dinis Gomes Traghetta: “Quando um gás é comprimido e, depois, expandido, ele esfria.”

É exatamente isso que acontece no ventilador adaptado. Ao ser ligado, a hélice empurra o ar para dentro da garrafa pet e o comprime. Quando sai pelo gargalo, o ar se expande novamente e fica mais frio.

“Este resfriamento não acontece com todos os gases. Quando comprimidos e expandidos o oxigênio e o nitrogênio esfriam, enquanto o hidrogênio esquenta. Como o ar é formado por 79% de nitrogênio, 20% de oxigênio e apenas 1% de hidrogênio, o aquecimento deste é insignificante perto do resfriamento dos demais”, completa Traghetta.

O professor ressalta que cada ventilador adaptado pode resultar em um resfriamento diferente, pois há muitas variantes a serem consideradas: a adaptação ao ventilador e seu desempenho, o ambiente, etc.

“Não dá para afirmar em que medida [o ventilador adaptado] dará conta de resfriar o ambiente. Mas o princípio por trás dele é real”, completa o professor.

Confira o vídeo abaixo:

Comentários

 




    gl