Dicas para manter suas ferramentas em segurança em casa

Ferramentas. Foto: freepik

Ferramentas. Foto: freepik

Um dos objetos mais importantes para se ter em casa é uma boa caixa de ferramentas, tanto para os apuros do dia a dia, quanto para reparos maiores. Elas são, sem dúvidas, um investimento pois podem ter uma vida útil longa.

Tão importante quanto saber usar é saber cuidar das suas ferramentas. Desde uma simples trena, até uma robusta motosserra, elas exigem manutenção, limpeza e zelo. Confira algumas dicas:

Utilize corretamente

Toda e qualquer ferramenta tem a sua função correta e natural. Para que ela dure e faça o serviço do jeito certo, é preciso seguir à risca seu manual de funcionamento.

Mesmo na pressa, não utilize um alicate como martelo, por exemplo. Isso pode te machucar e também estragar o objeto. Essa é a primeira lição para cuidar bem da sua ferramenta. Comprou algo novo? Leia seu manual de instrução e pesquise antes de utilizá-lo.

Remova a ferrugem

Cuidando corretamente da sua ferramenta, ela provavelmente não terá ferrugem. Porém, em alguns casos, acontece. Se for necessário, utilize um produto específico para remover ferrugens e, com o auxílio de um pano limpo e seco, passe sobre o local.

Existem produtos para todos os níveis, desde ferrugens leves até oxidação avançada. Vá até uma loja especializada e compre o material ideal para a sua ferramenta. Ele pode ser em spray, pasta ou líquido.

Atenção ao fio do corte

As ferramentas utilizadas para cortar, exigem um cuidado especial para não perder o fio de corte, ficando inutilizadas. Para que isso não aconteça, é essencial mantê-las sempre bem higienizadas, lubrificadas e afiadas, de modo que não perca a função de corte. De tempos em tempos, utilize algum material específico para amolá-las.

Guarde corretamente

É preciso manter suas ferramentas em um local seco e fechado. Elas precisam estar protegidas da chuva, da umidade e da luz solar. Além disso, é essencial que elas estejam organizadas e em um espaço ideal para cada uma. Não deixe amontoado ou encostadas uma das outras.

Também é importante guardar longe alcance de crianças, em um lugar seguro e protegido.

Limpeza

Tire um tempo do seu fim de semana para se dedicar às ferramentas. Mantê-las limpas é imprescindível para garantir o bom funcionamento do objeto e evitar acidentes. Depois do uso, sempre limpe a ferramenta com um pano seco, para evitar ferrugem, e não deixe poeira acumulada, isso pode ser perigoso, principalmente para aparelhos elétricos. E, caso necessário, utilize produtos específicos para cada uma delas.

Existem cuidados especiais para se ter com cada tipo de ferramenta. É importante pesquisar e entender cada uma delas. Lembre-se que sua ferramenta é um investimento e pode, inclusive, te garantir uma renda extra.

Quando as ferramentas não estão em condições ideais de uso, além de durar pouco, elas podem ser perigosas e interferir na qualidade do trabalho realizado. Além disso, não cuidar das suas ferramentas corretamente é um desperdício de dinheiro.

Comentários




    gl