Categories: Geral

Diabetes é responsável por mais de 28 amputações por dia no Brasil

O Sistema Único de Saúde (SUS) registrou, entre janeiro e agosto deste ano, 6.982 amputações de membros inferiores (pernas e pés) causadas por diabetes, o que equivale à média de mais de 28 ocorrências por dia.

Os casos vêm crescendo ano a ano, conforme mostram os dados do Ministério da Saúde. O número de amputações em 2022 (10.168) foi 3,9% superior ao total de 2021 (9.781), o que representou média de 27,85 cirurgias por dia, no ano passado, em unidades públicas.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), a doença já figura como a principal causa de amputação não traumática em membros inferiores no país. As amputações traumáticas são as que ocorrem, por exemplo, em acidentes de trânsito ou de trabalho.

A SBD aponta também que 13 milhões de pessoas com diabetes têm úlceras nos pés, os chamados pés diabéticos, que podem resultar nestas amputações.

Preocupada com o cenário, a Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTPé) alerta para essa complicação que pode atingir tanto pacientes com diabetes mellitus do tipo 1, como do 2. O presidente da ABTPé, Luiz Carlos Ribeiro Lara, dimensiona a situação.

“Entre todas as suas complicações, o pé diabético é considerado um problema grave e com consequências, muitas vezes, devastadoras em razão das úlceras, que podem implicar em amputação de dedos, pés ou pernas.”

O alerta sobre as complicações que afetam as pessoas com a doença ocorre no Dia Mundial do Diabetes, celebrado neste 14 de novembro. Em 2023, a Organização Mundial de Saúde (OMS) escolheu como tema da campanha “Educação para Proteger o Futuro”. O objetivo é destacar a necessidade de melhorar o acesso à educação de qualidade sobre a doença a profissionais de saúde e pessoas com diabetes.

Ministério da Saúde

Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que desenvolve estratégias para promover a saúde e prevenir as condições crônicas que decorrem do diabetes. Entre as ações listadas estão o acompanhamento nutricional e alimentar, estímulo à adoção de hábitos saudáveis, além dos guias alimentares para a população brasileira:

“A pasta também credenciou novos polos da Academia da Saúde, espaços próprios para a prática de atividade física, essencial para um estilo de vida mais saudável”.

O Ministério da Saúde informou ainda que, em 2023, investiu mais de R$ 870 milhões no custeio de equipes multiprofissionais, compostas por especialistas de diferentes áreas da saúde – entre elas, nutrição e educação física, para atuar na Atenção Primária à Saúde, considerada a porta de entrada da saúde pública no Brasil.

* Com informações da Agência Brasil

Redação SRzd

Recent Posts

  • Carnaval/RJ

Grande Rio revela título e detalhes do enredo 2025

Grande Rio revela detalhes do enredo 2025. Escola de Caxias ainda não havia divulgado os detalhes do enredo para o…

50 minutos ago
  • Carnaval/SP

Presidente da Águia de Ouro justifica decisão de abrir sábado de Carnaval

No último sábado, (18), em evento promovido pela Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, na Fábrica do…

3 horas ago
  • Famosos

Racismo, gordofobia: atriz Cacau Protásio destaca luta diante dos preconceitos

Trajetória: Cacau Protásio é nascida e criada na Zona Norte do Rio. Atriz e comediante reconhecida, sonhava ser bailarina ou bombeira.…

17 horas ago
  • Carnaval/RJ

Rio: Jaime Cezário avalia polêmica mudança com três dias de desfiles

Rio 2025: O comentarista do SRzd Jaime Cezário avaliou a polêmica decisão de inserir mais um dia nos desfiles do Grupo Especial…

18 horas ago
  • Carnaval/RJ

Quais mistérios se escondem nas águas? Grande Rio instiga torcida em torno do enredo 2025

Quais mistérios se escondem nas águas? Grande Rio instiga torcida em torno do enredo 2025. Escola de Caxias ainda não…

18 horas ago
  • Famosos

Revelado sexo do bebê de Justin e Hailey Bieber

É menina! O cantor Justin Bieber e a modelo Hailey Bieber serão pais de uma menina. A revelação foi feita nesta…

19 horas ago