Derretimento Facial: Conheça suas características e saiba como tratar

Tratamento de pele. Foto: Pixabay

Tratamento de pele. Foto: Pixabay

O derretimento facial corresponde ao termo dado ao processo de “ptose”, ou seja, queda da face, em decorrência da perda de sustentação das estruturas faciais, fazendo com que a gravidade puxe para baixo. Esse derretimento facial é resultado do envelhecimento cutâneo no qual os ligamentos que sustentam os vários compartimentos do rosto vão ficando mais fracos e frouxos e, dessa forma, por exemplo, a gordura da bochecha desce e se acumula na parte inferior da face, formando o famoso “bigode chinês” e o “buldogue”.

Segundo a dermatologista Kaliandra Vanni Cainelli, somada à frouxidão dos ligamentos, os compartimentos de gordura que compõe a face não somente sofrem uma queda ficando depositados na parte inferior da face, como atrofiam à medida que envelhecemos, gerando um rosto mais fino e emagrecido, as têmporas ocas e olhos afundados. “Temos a reabsorção dos ossos da face, que atuam promovendo esse derretimento facial, uma vez que a face está ancorada nos ossos, e mudança dessa estrutura gera a queda da ponta do nariz, a retração da maxila e a elevação da ponta do queixo”, afirma Kaliandra.

De acordo com a médica, entre os fatores para evitar e atenuar o derretimento facial, estão o uso diário de filtro solar, evitar a exposição excessiva ao sol, evitar o consumo de cigarro, ingerir uma dieta rica em proteínas e vitaminas, e com poucos açúcares e usar ativos a base de antioxidantes, como vitaminas C e E, e resveratrol, que reduzem o dano dos radicais livres na fibra de colágeno.

Comentários

 




    gl