Criança recebe vacina de HPV em vez de ser imunizada contra gripe

Vacina. Foto: Reprodução de Internet

Vacina. Foto: Reprodução de Internet

Uma criança de 4 anos de idade foi imunizada contra HPV em vez de receber vacina da gripe em um posto de saúde da Vila da Paz, na Zona Sul de Teresina, no Piauí. O erro ocorreu no início da semana, mas a correção no cartão de vacina só foi realizada nesta sexta-feira (4).

A Fundação Municipal de Saúde informa que o caso acontecido com a criança que recebeu a vacina de HPV no lugar de gripe por falha humana já está sendo apurado para que sejam tomadas as devidas providências. O menino, cuja identidade foi preservada, apresentou reações leves e está sendo monitorado.

A mãe da criança, Marta Barbosa, relatou que o erro foi identificado após a aplicação da vacina. “A gente descobriu na mesma hora que a vacina foi aplicada. Eu fiquei dessesperada. Passei sexta, sábado e domingo indo ao hospital. Borraram o cartão da vacina e não quiseram botar que foi dada a vacina para HPV”, revelou.

Leia a nota na íntegra:

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que o erro aconteceu por “falha humana”. De acordo com o órgão, o funcionário responsável pela aplicação teria trocado as doses. A Diretoria de Vigilância em Saúde está monitorando a criança e informou que ela não sofrerá nenhum prejuízo, pois não há nenhum registro na literatura médica de reações adversas à vacina em casos como este.

Comentários

 




    gl