Congresso Internacional de Matemáticos pela primeira vez no Brasil

Cerimônia de abertura do Congresso Internacional de Matemática. Foto: Reprodução/ICM

Cerimônia de abertura do Congresso Internacional de Matemática. Foto: Reprodução/ICM

Nesta quarta-feira (01), foi dada a largada para mais um Congresso Internacional de Matemáticos (ICM 2018, na sigla em inglês). O evento que ocorre a cada quatro anos, desta vez, é sediado no Rio de Janeiro. O local escolhido foi o centro de convenções Riocentro, na Zona Oeste da cidade.

Esta é a primeira vez que o ICM é realizado em um país do hemisfério sul. É esperado que ele reuna aproximadamente 2.500 pesquisadores de diversos países ao longo de seus nove dias de atividades.

A programação deste ano conta com 1.200 palestras, painéis de debates e comunicações. Entre os temas, estão história da matemática, desenvolvimento da matemática nos países em desenvolvimento e o impacto que a tecnologia tem nas na áreas de exatas.

Além da programação oficial, 40 eventos científicos paralelos ocorrem em todo o país. Um deles é o World Meeting for Women in Mathematics, que debateu, na última terça-feira (31), questões de gênero na matemática. A Medalha Fields, conhecida popularmente como o prêmio “Nobel da Matemática”, também será entregue durante o ICM. A condecoração é destinada aos destaques da área de exatas com menos de 40 anos.

O primeiro Congresso Internacional de Matemáticos foi organizado em 1897, em Zurique, na Suíça. Desde então, ele é sediado em outros países em parceria com a União Matemática Internacional (IMU).

Comentários

 




    gl