Como ser mais feliz no dia a dia? Quatro dicas simples

Flor. Foto: Pexels

Foto: Pexels

Casa, cônjuge, filhos, estudos, contas, compromissos, trabalho: são muitos os itens que podem nos trazer preocupação ao longo do dia, quando não da semana e do mês inteiro (ou ano!). Não é fácil conciliar diferentes tarefas e ao mesmo tempo manter a saúde mental, mas é fundamental buscar equilíbrio, do contrário entramos no “piloto automático” e passamos a não controlar nossa mente, deixando-nos à mercê de pensamentos negativos ou sugadores de energia. É possível, porém, criar pequenos hábitos que ajudam no processo. Vamos dar uma olhada:

Bloco de anotação

É possível que a maioria das pessoas sequer se lembrem que blocos de anotação ainda existem, vide como a tecnologia com celulares e ipads têm influenciado nossas vidas. Mas uma maneira muito válida de sermos gratos é escrevendo motivos pelos quais devemos agradecer, e conforme vamos escrevendo, mais vamos lembrando. Tente adicionar mais coisas que vão acontecendo ao longo dos seus dias e ler o que escreve. É interessante manter um bloco de notas e caneta, porque você cria o hábito de escrever de próprio punho, mas caso prefira, pode usar o celular ou tablete, caso ache mais prático.

Procrastine com produtividade

Isso pode parecer meio controverso, mas é possível sim. Sabe quando você precisa trabalhar, mas se encontra na frente do computador sem vontade de executar a tarefa? Na verdade, já que você tem que estar de frente para o computador mesmo, tire um tempo para fazer algo de seu interesse, como pesquisar uma receita nova, acessar sites como o www.galobonus.pt, ler as notícias, falar com um amigo, etc. Isso ajuda a você a usar seu tempo com sabedoria.

Felicidade, sorriso. Foto: Kat Jayne, de Pexels
Foto: Kat Jayne, de Pexels

Escute música

Fazer atividades, sejam quais forem, com música ajuda a te dar uma boa dose de energia para o que precisa ser feito. A música na verdade ajuda a resolver diversos problemas, isso porque ela ativa a mesma área do cérebro ligada ao prazer, como o chocolate, por exemplo. Ao ouvir música, nosso corpo libera dopamina, que é responsável pelo bem-estar. Músicas relaxantes especificamente também contribuem para diminuir o estresse e a sensação de dor.

Relaxe por 10 minutos

Você pode ser a pessoa mais ocupada da sua casa, mas todo mundo tem 10 minutos. A intenção é uma pequena meditação, mas muitas vezes quando falamos sobre meditar as pessoas pensam que é algo muito complicado e que requer concentração, portanto, foque apenas em relaxar. Vá para um lugar calmo, sem barulho ou interrupção de outras pessoas, feche os olhos e se permita prestar atenção na sua respiração. Permita qualquer pensamento vir, não o controle, ainda que sejam preocupantes; apenas tome uma postura observadora. “As contas estão atrasadas”: ok. “O carro quebrou”: ok. Isso não significa que você está ignorando o que precisa ser resolvido, mas por apenas deixar os fatos serem o que são, daí você tira a necessidade de cobrança excessiva dos ombros e aceita. O que é, é.

Existem muitas outras formas de ser feliz e relaxar no dia a dia. Somadas a essas, você também pode estabelecer a fazer um elogio (sincero, ok?) a alguém uma vez por dia, doar seu tempo e escutar alguém que precisa, fazer um caminho diferente para ir para o trabalho, etc. Lembre-se: você tem todas as ferramentas.

Comentários

 




    gl