Cientistas descobrem o que pode ser o maior dinossauro do período jurássico

Nova espécie de dinossauro é encontrada na África do Sul. Foto: Montagem/Wits University

Nova espécie de dinossauro é encontrada na África do Sul. Foto: Montagem/Wits University

Uma nova espécie de dinossauro gigante foi encontrada na província sul-africana do Estado Livre. De acordo com os cientistas, o fóssil pode ser do maior dinossauro já encontrado. O achado foi publicado na última quinta-feira (27) pela Universidade de Witwatersrand, em Johanesburgo.

O paleontologista Jonah Choiniere, que liderou a equipe de pesquisadores, destaca que o dinossauro viveu no período Jurássico Inferior — há cerca de 200 milhões de anos. Segundo investigações científicas realizada no fóssil, ele já era adulto quando morreu. A nova espécie foi registrada como Ledumahadi mafubeis; no entanto, o fóssil tem sido chamado de Sesotho, que significa “trovão gigante no amanhecer”.

Segundo o artigo, Sesotho era um animal herbívoro e que pode ser considerado o maior de seu tempo. A equipe aponta que ele tinha aproximadamente quatro metros de altura e pesava 60 toneladas. Ela relata, ainda, que foram necessários muitos anos de escavação para desenterrar o fóssil. As atividades ocorreram entre os anos de 2012 e 2017.

Comentários

 




    gl