CHAT FOLIA: Com Egito, Império de Ouro Branco promete fazer o melhor desfile da sua história

Escola de Novo Hamburgo será a sétima a desfilar no dia 16 de abril pelo Grupo Especial

Por Dhenys Rafael

A força do Tigre traz as riquezas do Egito que irá abrilhantar ainda mais o desfile da Império de ouro branco para alcançar seus objetivos. acompanhe o nosso bate papo com o presidente e carnavalesco Luciano Breitenbach.

Quais os pontos fortes do seu trabalho pra 2017? Conte um pouco sobre seu enredo.
A Ouro Branco sempre foi elogiada pelo acabamento no trabalho realizado e acho que este continua sendo o nosso ponto forte. O cuidado na confecção das alegorias e fantasias é algo que primamos, isso nos diferencia. Também acredito que nosso enredo nos favorece muito neste carnaval. No nosso enredo as pessoas irão ver tudo aquilo que se espera quando se trata de Egito: Faraós, múmias, pirâmides e aí por diante. Contudo, quando desenvolvemos o enredo, optamos por fazer uma abordagem que vá alem disso, onde as pessoas possam conhecer coisas novas. Dividimos nosso enredo em setores. Iniciaremos abordando o Egito no início de tudo, quando era só solo e água. Seguindo, abordaremos arquitetura e morte. No terceiro setor trazemos as ciências diversas que se desenvolveram no Egito. Na sequência, o poder, depois as simbologias egípcias e por fim a religião.

Confira a ordem de desfiles que acontecem nos dias 15 e 16 de abril

Conta pra gente como que está o barracão do Império Ouro branco?
Confesso que estamos um pouco atrasados, mas nada preocupante. Tivemos que modificar algumas propostas e cortar algumas coisas previstas, mas nada que comprometa o resultado final. Nossas fantasias de alas estão 100% prontas, estamos trabalhando nos carros desde o início de fevereiro.

Nos bastidores observamos que você usou matérias diferentes dos últimos anos…
Este carnaval está sendo o da descoberta, pois estamos utilizando materiais que antes não estavam presentes no nosso barracão, além de novas técnicas. Estamos fazendo esculturas de argila, papel, isopor, tudo está sendo um experimento, às vezes dá certo, outras não, mas o importante é descobrir. Por outro lado mantemos a utilização de vários materiais, como tecido, que é uma de nossas marcas.

Como foi a pesquisa de matérias? O Egito não se prende somente em dourado… como que foi desenvolvido do tema?
Parece um tema fácil, mas não é tão fácil assim. A história do Egito Antigo é muito grande, ampla, e dentro dela se encontra até algumas controvérsias. No início foi bastante complicado, mas aos poucos o desenvolvimento foi surgindo. Particularmente não gosto de ‘”engessar” uma proposta logo no início, sou bem aberto para mudanças na construção do enredo durante todo o processo de execução, minha pesquisa é contínua. Como você falou, Egito nao é tudo dourado, e exatamente isso que queremos mostrar. Claro que temos muito dourado, mas temos laranja, verde, azul, vermelho, será um desfile de muitas cores. E adianto que, diferente do que se possa imagimar, temos muito preto, esta cor está no nosso pavilhão e gostamos de utiliza-la no desfile, claro que com sabedoria.

O tema exige um acabamento primoroso detalhando luxuosos a riqueza que o Egito tem, como vc está carnavalizando isso?
Luxo é algo muito subjetivo na construção de um desfile, cada um tem um conceito de luxo. Você pode utilizar materiais nobres de forma errada e não ter um resultado bom, como pode usar materiais alternativos e ter um visual espetacular. Nós estamos buscando aquilo que dá o efeito desejado e principalmente, primando pela clareza na leitura do enredo. A exemplo, quase não temos pedrarias, por outro lado temos diversos tecidos e rendas com brilho, lantejoulas, gregas, que dão um visual lindo. Mas, como relatei, a clareza no significado de cada ala e alegoria é muito mais importante no nosso projeto.

A expectativa do público é alta e todos querem conhecer mais do seu trabalho como tem lidado com isso?
Essa expectativa que você refere, de como virá a Ouro Branco, nos traz uma obrigação muito grande, por isso eu procuro que o trabalho esteja o mais caprichado possível. Além disso, viemos de 2 vice-campeonatos, temos um compromisso com nós mesmos de se superar.

E esses dois vices. O que você pensa sobre eles. Como estuda essas colocações?
O vice campeonato já é um mérito, o reconhecimento de um bom desfile, mas confesso que esta faltando o “gostinho” da vitória. Bater na trave duas vezes nos traz uma cobrança muito grande. Não gosto muito de avaliar posições na classificação final, pois nem sempre vejo um resultado final justo (e isso me refiro não só a Ouro Branco, mas a outras escolas também), por isso prefiro analisar as notas e justificativas, creditadas pelos jurados. Quanto a nossa colocação no último carnaval, concordamos com a maioria das notas atribuídas para a Ouro Branco. Aquelas notas e justificativas que não nos acrescenta nós desconsideramos.

Quais suas considerações finais? Aproveite e convite o público para assistir o desfile da escola.
Queria convidar a todos para prestigiarem os desfiles da UESM. Tenho certeza que teremos grandes desfiles. Quanto a Ouro Branco, prestem atenção no nosso tigre, que vira inserido dentro do enredo, vem com pó de cobre, está lindo. Também, aproveito para agradecer, em nome da equipe da Ouro Branco, todas as pessoas que prestigiam, gostam e torcem por nossa escola. Tenho certeza que faremos nosso melhor desfile. Grande abraço.

E aguarde, pois as escolas estão preparando novos desfiles para os dias 15 e 16 de abril 2017.
Participe, inscreva sua escola pelo email: [email protected]


Saiba mais sobre o Carnaval de Maquete da UESM

Página oficial

Facebook

Youtube

Instagram

*em colaboração voluntária ao SRzd

Comentários

 




    gl