Categories: Geral

Cartórios do Brasil estão autorizados a registrar crianças com o sexo ignorado

Crianças que nascem sem o sexo definido como masculino ou feminino, em condição conhecida como Anomalia de Diferenciação de Sexo (ADS) e comumente chamadas de Intersexos, já podem ser registradas com o sexo “ignorado” na certidão de nascimento, podendo realizar, a qualquer tempo e de forma gratuita, a opção de designação de sexo em qualquer Cartório de Registro Civil do Brasil sem a necessidade de autorização judicial ou de comprovação de realização de cirurgia sexual, tratamento hormonal ou apresentação de laudo médico ou psicológico.

A mudança consta do Provimento nº 122/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), publicado nesta sexta-feira (20) e que passa a valer em todo o Brasil a partir do dia 12 de setembro.

A norma padroniza o procedimento em todo o Brasil, e revoga os procedimentos até então vigentes em São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Maranhão e Goiás, únicos estados que haviam editado determinações sobre o assunto, mas que exigiam a apresentação de laudos médicos para a definição do sexo.

Para que o registro da criança com sexo ignorado seja feito, é necessário que na Declaração de Nascido Vivo (DNV), documento emitido pelo médico no ato do nascimento e que deve ser apresentado para realização do registro em Cartório, haja a constatação da ADS pelo profissional responsável pelo parto.

No ato de registro, o Oficial deverá orientar a utilização der um nome neutro, sendo facultada sua aceitação pelos pais do menor ou, em caso de maior de 12 anos (chamado registro tardio), seu consentimento.

A prática do registro com sexo “ignorado” é benéfica às pessoas nascidas com essa condição, uma vez que os Cartórios de Registro Civil não podiam expedir a certidão de nascimento se não houvesse a definição de sexo na DNV apresentada pelo responsável. Até então era necessário que a família ingressasse com um processo judicial para efetivar o registro da criança, o que fazia com que ela ficasse sem a certidão de nascimento até a definição e, consequentemente, sem acesso a direitos fundamentais como plano de saúde, matrícula em creches, entre outros serviços públicos e privados.

De acordo com o presidente da Arpen-Brasil, Gustavo Renato Fiscarelli, a grande vantagem da norma é a clareza das ações que devem ser adotadas no momento do registro, beneficiando pais e cidadãos que buscam os serviços registrais: “A padronização de procedimentos faz com que o cidadão tenha o mesmo atendimento em qualquer cartório destes estados, além de permitir ao usuário a efetivação de seu direito ao registro de nascimento sem a necessidade de um processo judicial”.

O registro realizado sem a definição de sexo da criança possui natureza sigilosa, sendo que apenas a pessoa (quando maior), os responsáveis legais do menor ou determinação judicial podem solicitar em Cartório a expedição da íntegra do registro deste documento (conhecida como certidão de inteiro teor). Tal informação não constará nas certidões comumente emitidas em Cartórios de Registro Civil (conhecidas como breve relato).

As mesmas regras referentes ao procedimento de registro valem para a Declaração de Óbito (DO) assinada pelo médico, e que deve ser apresentada em Cartório para a emissão do registro de óbito.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Carnaval/SP

Novo modelo para definir ordem de desfiles no Carnaval de São Paulo veio pra ficar?

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo definiu, na noite do último sábado (18), a ordem dos…

8 minutos ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Televisão

Tony Ramos: veja tudo o que se sabe sobre o estado de saúde do ator

Tony Ramos está lúcido, acordado e respira sem auxílio de aparelhos. As informações sobre o ator, de 75 anos, foram…

1 hora ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Televisão

Roque, ex-assistente de Silvio Santos, aparece pela primeira vez após internação

Figura conhecida nos programas de Silvio Santos, Gonçalo Roque apareceu pela primeira vez em vídeo após ter sido internado no último…

1 hora ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música

Gracyanne Barbosa posta meme sobre possível volta com Belo

Em meio à separação de Belo e Gracyanne Barbosa, e toda a repercussão envolvendo os dois artistas, a musa fitness…

1 hora ago
  • Geral

Encurralados em Rafah, por Carlos Frederico Pereira da Silva Gama

Sete meses após os ataques terroristas do grupo Hamas em território israelense, a Palestina foi reconhecida como membro não-permanente da Organização…

2 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Televisão

Após transplante de rim, Faustão faz primeira aparição em vídeo

Mais de um mês após receber alta hospitalar, Fausto Silva, o Faustão, foi visto em detalhe de imagem com o…

2 horas ago