Caprichosos do Boa Vista resgata a tradição das marchinhas

Sonhando em retornar ao Grupo Especial, o GRES Caprichosos do Boa Vista, escola de samba virtual mais antiga em atividade, trás para o Carnaval Virtual o enredo: “Pode crescer rabo e chifre, vou descer a ladeira cantando minhas marchinhas” querendo mostrar que está enganado quem quem acha que as marchinhas são coisa do passado.

PODE CRESCER RABO E CHIFRE, VOU DESCER A LADEIRA CANTANDO MINHAS MARCINHAS

Autora: Marlene Martimiano

“Respeitável público do Sertão das Cotias (e do Carnaval Virtual), hoje estamos aqui para convidá-los à participarem das festividades de Momo! Como viver sentindo a passagem do tempo? Do céu, do purgatório e do inferno ninguém escapa. Sabem por quê?”

Porque esse que vos fala, o digníssimo Juca Teles do Sertão das Cotias, desafia a quebrarmos os praguejados do reverendíssimo Monsenhor Ignácio Gióia, que vivia o tempo divino e não o tempo carnal e “carnalvalesco”! Pode enviar a enchente mais catastrófica, pode inundar igrejas e casarões com suas águas divinais, que nós encheremos as ruas de cores, de chitas, de cartolas e de marchas! Marcharemos em bandos, com bandas, entoando pragas em marchinhas caipirescas!

Levantem-se! Encuque-se e Encuque a sua Cuca neste ritual aglutinador de blocos, de suores, de alucinações e temores não-revelados! Não quer encucar-se por aqui? Então convoco-te, pelos autos que me são ofertados e agraciados, a encartolar-se (como eu) e embrenharmos pelas ruas desta história luziense, sem vela nem trela, mas com o rabo e o chifre que cada um de nós carregamos ofertados pelo nosso temerosíssimo Monsenhor.

Que nosso ilustríssimo luziense Barbosa nos conduza pelas curvas perigosas das mais festivas marchinhas rumo à alegria! Paulistas e valeparaibanos desta terra afortunada: Adentrem comigo e com nosso estimado condutor nesta caminhada, se não “eu vou falar prá Tia Rosa”! Não pulamos onda, mas pulamos enchentes ao som das marchinhas mais gloriosas que o Vale do Paraíba já ouviu”

Venham Maria Gasolinas, que com muita Saúde não há Bichos de Pé que nos peguem! Não adianta tentar escapar deste Etesão que vos consome porque a Coruja “tá ó, de olho”! Queremos é mais nos transformarmos em um grupo de Estrambelhados na Praça do Carnaval “né não?”

Mas tem a concorrência das belas Maricotas com os Sacis que vêm com tanto Misto Quente e tanto Bebum que vamos até enfiar o Pé na Cova! Somos todos do Balacobaco, tudo Caipira esse povo! Cruis Credo que eu já estou vendo tanto rabo e chifre, mas tanto, que o povo do Caetê já vem chegando pulando feito Pipoca Espantado as Vacas lá pro Casarão.

Agora é que o Barbosa vai contar tudo pra Tia Rosa mesmo! O Bico do Corvo vai cantar e marchar até a terça terminar!

 

REGRAS DA ELIMINATÓRIA GRES CAPRICHOSOS DO BOA VISTA 2019:

– Os sambas podem ser feitos em parceria (sem limite de compositores) ou solo.
– Não é necessário que as gravações sejam feitas com acompanhamento de instrumentos musicais, porém, recomendamos que os compositores deem atenção especial, além da letra, também a melodia de seus sambas-enredo. Quanto mais definida ela ficar, mais fácil avaliar o samba de vocês.
– Entregar letra e áudio (de preferência MP3, e com duas passadas do samba), para [email protected] . Não é necessário que se entregue o áudio e a letra juntos, mas recomendamos não deixarem para entregar em cima do prazo, já que terão menos tempo para serem avaliados e caso aconteça algum contratempo, não conseguirão finalizar o envio do material a tempo de participar da disputa.
– Prazo de entrega: 15/03/19 (Quinta-feira) até 23:59hs. (Pode sofrer alteração, já que não temos ainda definidas as datas da maratona de finais de sambas enredo. Caso a maratona comece antes dessa data, alteraremos o prazo. Começando após, ela permanecerá a mesma).
– A diretoria da GRES Caprichosos do Boa Vista se reserva ao direito de fazer pequenas mudanças na letra e/ou melodia do samba campeão, visando uma melhor adequação ao enredo proposto pela escola, se assim julgar necessário.
– Sugerimos que os compositores assistam ao documentário “São Luis de Rabo e Chifre” clicando aqui e o seguinte vídeo para conhecer as marchinhas típicas da cidade clicando aqui.
– Não faremos nenhum tipo de exigência quanto ao samba. Queremos que os compositores se sintam à vontade para criar suas obras como bem entenderem, claro, seguindo o enredo proposto.
Desde já, desejamos boa sorte a todos. Abusem da criatividade.

ISAC FERREIRA
(Presidente da GRES Caprichosos do Boa Vista)

Comentários

 




    gl