Categories: Geral

Candidatos à presidência fazem diversas promessas em encontro com prefeitos

Os principais candidatos à presidência, José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Dilma Rousseff (PT) participaram de um encontro com mais de mil prefeitos de todo o país. Serra prometeu, caso eleito, criar uma força nacional permanente para calamidades. Marina já prometeu criar um sistema único de educação. A petista se comprometeu em atuar para ampliar os recursos destinados à saúde.

Serra criticou a política de redução temporária de impostos que teria prejudicado os municípios. De acordo com o tucano, é preciso evitar a redução de tributos partilhados pelas cidades e que afetam o Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

“Acho que precisamos construir mecanismos que impeçam essa redução no FPM. Houve uma assimetria porque o governo renunciou à receita e quem mais perdeu foram os estados e municípios”, argumentou.

A senadora afastada Marina Silva, prometeu criar o Sistema único de Educação, se inspirando no Sistema Énico de Saúde (SUS). Como professora, ela se mostrou favorável ao aumento de recursos destinados à educação fundamental de 4% para 5% do Produto Interno Bruto (PIB) e ofereceu saídas alternativas para a criação de creches que solucionem os problemas dos pais de família que não tem lugar para deixar seus filhos.

“É fundamental que a gente possa ter ação compartilhada buscando saídas inovadoras para questão da cresce. É possível fazer creches comunitárias”, disse Marina. “Como professora e como mãe que já trabalhou e que muitas vezes teve que sair 5h da manhã para deixar a filha na casa de um parente, sei o quanto é importante ter um espaço digno para deixar o filho para poder ir trabalhar”, disse.

A pré-candidata petista, Dilma Rousseff, criticou a relação entre o governo federal e os prefeitos durante o governo do antecessor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso. De acordo com ela, diálogo não se faz “com cães nem com a polícia em cima dos prefeitos”. Dilma defendeu a distribuição dos recursos dos royalties do pré-sal a todos os municípios e pediu a recomposição das receitas aos municípios, afetadas pela crise mundial.

“Diante dessa crise, o governo foi parte da solução. Nós fomos os últimos a entrar e os primeiros a sair. Mas eu acho que essa crise trouxe uma medida compensatória que foi feita em relação à arrecadação das prefeituras. Nós recompusemos as receitas no nível de 2008”, afirmou.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Carnaval/SP

Veja a programação do evento que definirá ordem dos desfiles do Carnaval SP

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, realiza no próximo dia 18 de maio (sábado), a partir…

2 minutos ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Televisão

Ex-assistente revela caso com Gugu Liberato e diz que está no testamento

As polêmicas envolvendo o apresentador Augusto Liberato, o Gugu, parecem que estão longe de chegar ao fim. Nando Soares, ex-animador…

46 minutos ago
  • Brasil

Prejuízo com as chuvas no Rio Grande do Sul ultrapassa R$ 8,9 bilhões, diz CNM

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) estima em R$ 8,9 bilhões o valor do prejuízo de municípios gaúchos atingidos por…

2 horas ago
  • Carnaval/SP

‘Agrura – Tempo de Liberdade’: mais um enredo do Carnaval de São Paulo 2025 é lançado

Campeã do Grupo de Acesso 1 de Bairros da União das Escolas de Samba Paulistanas (Uesp), a Saudosa Maloca já…

2 horas ago
  • Entretenimento
  • Televisão

Fora do SBT, Christina Rocha abre o jogo sobre convite para ‘A Fazenda’

A apresentadora Christina Rocha, que saiu do SBT após 40 anos na emissora, teve seu nome relacinado ao reality show…

2 horas ago
  • Entretenimento
  • Televisão

Davi reage após ameaças de denúncias ao MP sobre doações aos gaúchos

Davi Brito, campeão do BBB24, se defendeu dos ataques que está recebendo nos últimos dias nas redes sociais e afirmou…

2 horas ago