Câncer de testículo pode chegar a 95% de chances de cura

Atendimento médico. Foto: Pikist

Atendimento médico. Foto: Pikist

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o tumor de testículo equivale a 5% do total de câncer em homens. Se descoberto ainda no início, a doença, mais comum em jovens na faixa dos 15 aos 40 anos – predominantemente entre 20 e 34 anos, é altamente curável.

“Um autoexame simples, durante o banho, pode detectar a doença na sua fase inicial, garantindo mais de 90% de chances de cura. Eu já operei um paciente de apenas 30 anos que infelizmente esperou demais para procurar ajuda apesar dos sinais do corpo, seu testículo estava muito maior do que o normal. O câncer dele já estava com metástase e a doença havia migrado também para pulmão e fígado. Se tivesse procurado um urologista logo que sentiu que havia algo diferente, teria 95% de possibilidades de não sofrer e nem ter nenhuma sequela”, destaca o urologista e cirurgião doutor José Alexandre Araújo.

O jogador de futebol Jean Pyerre foi diagnosticado aos 23 anos enquanto fazia exames para ser transferido para um clube na Turquia. Ele retornará ao Brasil para realizar tratamento.

Formado na base gremista, Pyerre atuou em quatro temporadas no elenco principal, disputou 141 jogos, com 22 gols marcados, e foi campeão Gaúcho em 2019, 2020 e 2021.

Leia também:

+ Covid-19: Pela 1ª vez desde agosto, Brasil tem mais de mil mortos em 24h

+ CoronaVac induz anticorpos em 85,2% dos pacientes com câncer, mostra estudo

Comentários

 




    gl