Categories: Geral

Câncer de pâncreas: com diagnóstico tardio, doença é agressiva; saiba os sintomas

Pelo fato de grande partes dos casos serem diagnosticados tardiamente e por ser uma doença agressiva, o câncer de pâncreas apresenta alta taxa de mortalidade. No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a doença é responsável por cerca de 2% de todos os tipos de câncer diagnosticados e por 4% do total de mortes.

O pâncreas é uma glândula de aproximadamente 15 a 20 cm de extensão, que se localiza atrás do estômago – entre o duodeno e o baço, atravessando o abdômen. Sua função no organismo é produzir hormônios – como a insulina, glucagon e somatostatina e enzimas digestivas que auxiliam na digestão.
De acordo com o cirurgião-geral Eduardo Ramos, do Hospital Nossa Senhora das Graças, existem vários tipos de câncer de pâncreas, e o prognóstico pode mudar completamente de acordo com as características como o tipo do tumor, a localização, e se não há metástases. “O mais comum é o adenocarcinoma, tumor maligno que se forma nas glândulas de função exócrina. Já o linfoma de pâncreas é muito raro”, explica o médico.

Sintomas do câncer de pâncreas

O médico explica que os principais sintomas que podem indicar o câncer de pâncreas são dor (80%), icterícia – olhos amarelados, urina escura, fezes acinzentadas (60%), perda de peso (85%), fraqueza (86%), anorexia (80%), náuseas (50%), diarreia (45%) e vômitos (33%). “Os sintomas podem variar de acordo com a localização do tumor, mas o câncer de pâncreas pode se apresentar de forma assintomática por longo período”, relata o especialista.

O cirurgião-geral explica que o diagnóstico na maioria das vezes é feito pela história clínica do paciente, com sintomas de perda de peso, dor abdominal ou icterícia. “O diagnóstico sem sintomas, para pacientes com adenocarcinoma não é frequente”, comenta Ramos. Outros tumores pancreáticos, como lesões císticas ou neuroendócrinas, podem ser diagnosticados de forma secundária.

Dentre os fatores de risco para desenvolver o câncer de pâncreas, destacam-se idade, tabagismo e obesidade. “A doença é mais comum em homens, em pacientes diabéticos e com pancreatite crônica, por causas não elucidadas”, afirma o médico. Outro fator relacionado pode ter ligação genética. “Existem famílias que tem uma maior predisposição ao câncer de pâncreas”, afirma. Já o consumo de álcool, café e fatores dietéticos, não estão provados que tem relação com o câncer de pâncreas.

Tratamento

O tratamento consiste na retirada completa do tumor por cirurgia, associada à quimioterapia ou não. “Aproximadamente, de 15 a 20% dos pacientes são candidatos à cirurgia com potencial de cura, devido ao diagnóstico ser frequentemente tardio, como doença mais avançada”, destaca o médico.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Carnaval
  • Carnaval/RJ

RS: Escolas de samba produzem rodos para limpeza de casas

Liesa. A solidariedade é uma característica das escolas de samba do Rio de Janeiro. Diante da tragédia das enchentes no Rio…

25 minutos ago
  • Carnaval/SP

Relembre o desfile em homenagem às mães no Carnaval de São Paulo

Fazendo sua estreia no Grupo Especial do Carnaval de São Paulo, a escola de samba Dragões da Real prestou um…

30 minutos ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música

Parque Rita Lee é inaugurado na Barra da Tijuca

Homenagem. Para homenagear a cantora e compositora Rita Lee, cujo falecimento este mês completou um ano, a Prefeitura do Rio…

50 minutos ago
  • Entretenimento
  • Televisão

A Grande Conquista 2: Conquisteiros desejam um feliz Dia das Mães

Dia das Mães. Nem mesmo o isolamento no reality A Grande Conquista 2, da RecordTV, fez os participantes esquecerem que hoje…

1 hora ago
  • Brasil
  • Geral
  • Política

Morre, aos 39 anos, a deputada federal Amália Barros

Luto. A deputada federal Amália Barros (PL-MT), 39 anos, morreu na noite deste sábado (11), depois de ficar internada no Hospital…

2 horas ago
  • Brasil

Dia das Mães: o relato de mulheres que optaram por não serem mães

Todo segundo domingo de maio as mães brasileiras são homenageadas pelos seus filhos e pela mídia. Nos dias atuais, com…

2 horas ago