Câmara dos Estados Unidos abre processo de impeachment contra Trump

Donald Trump. Foto: Agência Brasil

Donald Trump. Foto: Agência Brasil

Presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, a democrata Nancy Pelosi, anunciou nesta terça-feira (24) a abertura de um inquérito formal de impeachment do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Trump é acusado de ter bloqueado o repasse de ajuda financeira à Ucrânia para pressionar o novo presidente do país, Vladimir Zelenski, a investigar se o ex-vice-presidente Joe Biden atuou para beneficiar um de seus filhos enquanto exercia o cargo durante o governo de Barack Obama.

“O Presidente deve ser responsabilizado. Ninguém está acima da lei”, afirmou Pelosi em uma declaração na televisão.

Biden atualmente lidera a disputa democrata pela vaga de candidato a presidente em 2020, provavelmente para enfrentar o próprio Trump.

O início do processo permite aos deputados que investiguem Trump, mas não significa que ele terá que deixar o cargo. Caberá a Câmara dos Representantes aceitar ou não o processo, mas o julgamento é feito no Senado.

Em toda a história americana, apenas duas vezes os deputados autorizaram o impeachment contra o presidente: em 1868, contra Andrew Jackson, e em 1999, contra Bill Clinton. Os dois acabaram inocentados no Senado e puderam seguir no cargo.

Após o anúncio, Trump usou o Twitter para se manifestar contra o que chamou de nova “caça às bruxas”, mesmo termo que usava na época da investigação sobre a Rússia do procurador especial Robert Mueller: “Em um dia tão importante nas Nações Unidas, tanto trabalho e tanto sucesso, e os democratas propositalmente tinham de arruinar e degradar com mais notícias do lixo da caça às bruxas. Péssimo para nosso país!”.

Comentários

 




    gl