Categories: Geral

Botafogo não sentirá saudades de 2011

Dois técnicos e decepções em todos os campeonatos disputados. Eis o ano de 2011 para o Botafogo, que lutou pelo título do Campeonato Brasileiro durante grande parte da competição, mas caiu de produção no final e ficou de fora até da Copa Libertadores de 2012.

Pelo Estadual, o alvinegro chegou à semifinal da Taça Guanabara e foi derrotado pelo Flamengo nos pênaltis. Já pela Taça Rio, o clube perdeu seu treinador, Joel Santana, após críticas da torcida ao seu esquema defensivo. Para seu lugar, foi contrato Caio Júnior, que voltava a trabalhar no Brasil depois de dois anos no comando do Al-Gharafa (Qatar).

O resultado imediato não foi bom, o time não se classificou para as semifinais da Taça Rio e deu adeus ao Campeonato Carioca. Pela Copa do Brasil, eliminou o River Plate (SE) e Paraná, porém caiu precocemente nas oitavas de final para o Avaí. Sem competições a disputar o time ficou um mês sem jogar, esperando o início do Brasileiro.

Sonho e decepção

Na liga nacional, o clube da estrela solitária conseguiu um bom padrão tático e melhorou bastante com a grande fase do lateral-esquerdo Cortês e as contratações dos meias Renato e Elkeson. A campanha era animadora, o clube fazia grandes partidas, como na vitória por 4 a 0 contra o rival Vasco, permanecia entre os primeiros colocados e fazia o torcedor, que lotava o estádio, sonhar com o bicampeonato. Porém, há coisas que só acontecem com o Botafogo.

Com diversas oportunidades de assumir a liderança, o clube desperdiçou todas e as opções do técnico Caio Júnior começaram a ser questionadas. Pela Sul-Americana, o time passou pelo Atlético-MG na primeira fase, mas saiu pela porta dos fundos ao ser eliminado pelo Santa Fé (Colômbia), empatando a primeira partida em 1 a 1, no Engenhão, e perdendo por 4 a 1, na volta.

As últimas rodadas do Campeonato Brasileiro tiveram roteiros de filme de terror para os torcedores. Com as derrotas para Figueirense, Vasco e América-MG, as chances de título acabaram. Caio Júnior não aguentou a pressão da torcida e foi demitido faltando apenas três jogos para o fim da competição. Flávio Tenius, preparador de goleiros, assumiu o cargo para tentar salvar o ano. Não surtiu efeito. O Botafogo perdeu para o Internacional, Atlético-MG, empatou com o Fluminense na última partida e ficou em nono lugar, longe da Libertadores e do título.

Com uma crise enorme gerada pelo fracasso, Maurício Assumpção foi reeleito para mais três anos como presidente. Sua função será aprender com os erros cometidos em 2011 e começar do zero em 2012. Se este ano a decepção marcou o Alvinegro, os torcedores esperam que o próximo seja de glórias, afinal, são por elas que o Glorioso é conhecido.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Famosos

Camila Moura, ex do BBB Buda, faz revelações íntimas em podcast

Camila Moura, ex do BBB 24 Lucas Buda, faz revelações íntimas em podcast. Ela disse que Lucas foi a primeira…

16 minutos ago
  • Carnaval/SP

As estratégias envolvendo a ordem de desfiles do Carnaval de São Paulo

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo abre, oficialmente, a preparação para o Carnaval de 2025 com…

1 hora ago
  • Televisão

Ex-BBB 24 desabafa na web: ‘Até pra ser preto precisa de diploma’

Ex-BBB 24 desabafa na web: 'Até pra ser preto precisa de diploma'. Thalyta faz desabafo sobre não ser convidada para…

4 horas ago
  • Carnaval/SP

É hoje! Veja a programação do evento que definirá ordem dos desfiles do Carnaval SP

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, realiza neste sábado (18), a partir das 17h, um evento…

7 horas ago
  • Televisão

Azedou? Apresentadores do SBT protagonizam climão ao vivo nesta sexta

Bastidores: Na tarde desta sexta-feira (17), os apresentadores Marcão do Povo e Márcia Dantas protagonizaram um climão ao vivo durante…

17 horas ago
  • Carnaval/SP

Porta-bandeira Lenita tatua na pele seu amor pela Barroca Zona Sul

Nós nascemos e crescemos no meio de gente bamba. Por isso que somos a Faculdade do Samba. Essa emblemática frase,…

19 horas ago