Bahia tem 24 mortos; MG é atingida e soma mais de 10 mil desalojados

Chuvas na Bahia. Foto: Governo da Bahia

Chuvas na Bahia. Foto: Governo da Bahia

As fortes chuvas que têm atingido o país nos últimos dias colocam em alerta autoridades de todas as regiões. O caso mais grave até aqui foi registrado no estado da Bahia.

Na tarde desta quarta-feira (29), a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia, a Sudec, atualizou os dados referentes às enchentes. Segundo a nota oficial do órgão, o número de mortos subiu para 24.

Ao todo são 141 municípios afetados, sendo que 132 estão em situação de emergência. São 37.324 desabrigados, 53.934 desalojados e 434 feridos. O número total de atingidos é de 629.398 pessoas.

+ Apocalipse: voluntários citam caos na Bahia; governo anuncia ajuda da Argentina

+ Ministros prometem vacinas e recursos para insumos e estradas da Bahia

Na manhã de hoje um H-36 Caracal da FAB decolou de Ilhéus para mais uma missão em apoio às vítimas das chuvas no sul da Bahia. Foram transportados colchonetes, travesseiros, cestas básicas, materiais de higiene pessoal e roupas para a cidade de Dário Meira, segundo o Ministério da Defesa:

Para atender as cidades atingidas, as forças de segurança da Bahia contam com 17 helicópteros e 2 aviões. Os resgates de vítimas ilhadas, transportes de donativos e medicamentos, além da avaliação do cenário são algumas das missões desenvolvidas pelas equipes com o auxílio das aeronaves.

Na cidade de Ilhéus estão empregados dois helicópteros da Força Aérea Brasileira, um do Grupamento Aéreo da PMBA, um do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, um da Marinha do Brasil, um da Polícia Rodoviária Federal, dois da Polícia Militar do Estado de São Paulo e dois aviões também da PMESP.

Porém, a tragédia causa pelos efeitos brutais do clima não se restringe ao território baiano. Nas últimas horas foram registrados estragos também em cidade da Região Metropolitana de São Paulo, sem vítimas ou feridos, e no estado de Minas Gerais.

De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil mineira nesta quarta-feira, seis pessoas morreram, 2.401 pessoas estão desabrigadas e 10.200 estão desalojadas. Ao todo, mais de 27 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas e 56 municípios estão em estado de emergência.

A tempestade da segunda-feira fez o rio Salinas transbordar e parte do município de Salinas ficou tomado pela água. Quatro pontes que ligam as duas parte da cidade foram interditadas, sendo duas por impossibilidade de passagem e duas por precauções de segurança.

O Corpo de Bombeiros recebeu 67 chamados referentes a chuvas, inundações, riscos de quedas de residência e
pessoas ilhadas.

A previsão da Defesa Civil é que a chuva diminua no Norte, Vale do Jequitinhonha e Mucuri, mas tempestades com rajadas de vento e raios estão previstas para o Centro, Oeste, Sul e Triângulo Mineiro. As fortes chuvas ainda persistirão no estado pelos próximos dias.

Leia também:

+ Governo da Bahia pede doações para desabrigados; veja como contribuir

Comentários

 




    gl