Geral

Aplicativos de celular: finanças, entretenimento e mobilidade são preferência dos brasileiros

Foto: Pixabay

Desde o aparecimento do primeiro smartphone, os hábitos de uso do celular vêm se transformando ano após ano. Com o progresso da tecnologia e a criação de sistemas e aplicativos que facilitam o nosso cotidiano, estes aparelhos tornaram-se uma das principais chaves de acesso a informação, entretenimento, comunicação e muito mais.

De acordo com um estudo recentemente divulgado pelo Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Fundação Getúlio Vargas, o Brasil soma cerca de 424 milhões de dispositivos digitais, sendo 234 milhões correspondentes a smartphones em uso no país. Já em 2019, a empresa de consultoria App Annie, comprovou que o Brasil se encontra na terceira posição do ranking dos países que mais utilizam aplicativos em smartphones. A pesquisa assume, inclusive, que o brasileiro despende, em média, 3 horas e 45 minutos utilizando aplicativos nos seus smartphones.

Mas quais serão os principais apps instalados nos celulares? Apesar de ser uma questão difícil de responder, devido à evolução progressiva da tecnologia e consequente criação de novos aplicativos, são vários os setores que vêm se beneficiando da adesão cada vez maior a estes aparelhos digitais. Veja abaixo quais são as categorias de aplicativos preferidas pelos brasileiros.

Celular, smartphone, aplicativos. Foto: Pexels
Foto: Pexels

Finanças

Com a implementação dos serviços bancários no meio digital, não tardou para que estes estivessem também disponíveis no seu smartphone. Utilizados para realizar transações monetárias, como transferências ou pagamentos, os aplicativos de bancos constituem uma das ferramentas mais utilizadas no dia a dia. Estes aplicativos permitem que o usuário faça consultas de saldo e outros processos inerentes aos serviços prestados pelos bancos.

Um estudo indica que apenas no ano de 2019, os apps de finanças foram acessados um trilhão de vezes no Brasil, com especial destaque para os aplicativos Nubank, FGTS, Picpay e Caixa. Mas além deles, existem diversas outras ferramentas que podem facilitar a gestão financeira, disponibilizando gráficos e planilhas para que você possa estabelecer um orçamento e ter maior noção dos seus gastos e poupanças.

Entretenimento

Além das suas tantas funcionalidades, os smartphones foram criados também para entreter. Por meio da conexão à web, é possível acessar diversas plataformas e aplicativos de entretenimento. No entanto, foi com o aparecimento de redes sociais como Facebook, WhatsApp e Instagram que o entretenimento via celular se tornou mais comum e popular entre os brasileiros. Segundo os dados divulgados pela Sensor Tower, os aplicativos de redes sociais foram os mais baixados no ano de 2020 até o momento.

Além deles, existem diversos outros serviços de entretenimento que estão entre os mais acessados por meio do celular. Os serviços de streaming, como a Netflix ou a HBO, são alguns dos exemplos de aplicativos mais usados no Brasil para assistir a filmes e séries. Por outro lado, os jogos adaptados para celular estão entre os preferidos do brasileiro. Segundo a Pesquisa Game Brasil 2019, 83% dos brasileiros utilizam um smartphone para jogar. Setores como o de cassinos online, por exemplo, vêm ascendendo no mercado, o que faz com que também passem a oferecer seus próprios aplicativos e a disponibilizar os seus jogos no formato mobile. No entanto, nem todos possuem essa oferta, mas, caso queira verificar as plataformas que a disponibilizam, clique aqui para mais informações. O setor da música também fornece aplicativos que são bastante utilizados, sendo o Spotify um dos maiores expoentes nesse ramo.

Celular, smartphone, aplicativos, jogos, candy crush. Foto: Pexels
Foto: Pexels

Mobilidade

O uso de aplicativos de mobilidade também vem aumentando entre aqueles que usam transporte público ou privado. O Vá de Ônibus, por exemplo, permite que os usuários consigam optar pela melhor linha para o destino desejado, além de disponibilizar informação sobre pontos turísticos e um guia completo dos serviços de ônibus do Estado do Rio.

Porém, a preferência dos usuários recai sobre os aplicativos de mobilidade urbana, com foco especial para os mapas online, como Waze ou Google Maps, que facilitam a locomoção. Além deles, os serviços de transporte como o Uber ou a 99 são também dos mais utilizados para mobilidade urbana, uma vez que permitem aos usuários se deslocarem de carro para qualquer lugar por um preço acessível

É de fácil conclusão que o mundo está se tornando cada vez mais digital e os smartphones são um dos principais responsáveis por tal mudança. Hoje em dia, é possível realizar uma série de tarefas através de um celular, desde que possua uma conexão com a internet. Na verdade, eles surgiram com o objetivo de facilitar a nossa vida e se tornaram cada vez mais sofisticados.

Comentários

 




    gl