7 fatos surpreendentes sobre o Brasil e seu Carnaval

Carnaval no Rio. Foto: Pxfuel

Carnaval no Rio. Foto: Pxfuel

Se tem uma coisa pela qual o Brasil é mundialmente famoso, isso se chama Carnaval! Quem nunca ouviu falar do Carnaval no Rio de Janeiro, na “Cidade Maravilhosa”? No entanto, muita gente não sabe mas há outras festas tão populares e divertidas quanto o respeitado Carnaval carioca. Na verdade, o Carnaval acontece em todos os cantos do país, e aqui nesse artigo traremos 7 fatos sobre o carnaval no Brasil que vão te surpreender quando você ler a respeito da festa popular mais celebrada no Brasil.

Mas o carnaval chegou ao Brasil através de uma brincadeira de Portugal, onde hoje os casinos em Portugal são populares. Você vai ler mais esse assunto no fim do texto.

Esse artigo vai te levar a conhecer fatos divertidos do carnaval. Se quiser se aprofundar mais no assunto, leia também artigos de especialistas como Martim Nabeiro.

Carnaval no Nordeste. Foto: Pikist
Carnaval no Nordeste. Foto: Pikist

1. O Carnaval em Salvador, Bahia, é o de maior duração.

Ué, na Bahia também tem Carnaval? Sim! E como tem! E um dos mais divertidos do país dura quase o mês inteiro! O Carnaval, como todos sabem, acontece de acordo com o calendário católico (40 dias antes da Páscoa), ou seja, pode se realizar entre os meses de fevereiro e março. Mas o que é válido ressaltar aqui é o fato de que dura pelo menos 20 dias, desde o que chamamos de Pré-Carnaval até os dias de Carnaval, Quarta-feira de Cinzas e o Pós-Carnaval também.

2. Durante o Carnaval do Rio de Janeiro, mais de 2 milhões de pessoas se encontram pelas ruas.

Isso durante os 4 dias de folia? De maneira alguma! Dois milhões de pessoas nas ruas POR DIA! Você consegue imaginar o mar de gente pelas ruas da Cidade Maravilhosa, cantando e dançando alegremente até o dia raiar? Muita gente vem pela primeira vez assistir aos desfiles das Escolas de Samba, que acontecem no Sambódromo (uma grande avenida que, nos dias de desfile, se fecha para o trânsito e se transforma no paraíso do Carnaval). Porém, há quem venha de diversas partes do país para prestigiar sua escola do coração, e torcem como se fosse a final de uma Copa do Mundo!

3. De uma década para cá, o Carnaval da cidade de São Paulo cresceu a ponto de se comparar com o do Rio dentre um dos mais famosos do mundo!

A cidade que mais respira trabalho e que movimenta milhões de reais diariamente, São Paulo, hoje tem seu Carnaval reconhecido e respeitado por brasileiros e estrangeiros. Um dos fatos sobre carnaval é que sempre houve um tipo de rixa entre os dois estados do país, mas o que vemos nos dias de hoje é que o Carnaval de São Paulo evoluiu bastante no que diz respeito às músicas, disputas de escolas e desfiles das escolas no Sambódromo Paulista.

4. Perto da Floresta Amazônica também se celebra o Carnaval.

A Amazônia, o grande Pulmão do Mundo (como diversos pesquisadores e cientistas gostam de mencionar) também sabe celebrar seu Carnaval! Na cidade de Manaus, a capital do Estado do Amazonas, o Carnaval conta com diversos blocos de rua e bandas super animadas que agitam os foliões durante quase o mês inteiro! Bonecos gigantes representando personalidades e políticos da cidade e do Estado garantem boas risadas dos que festejam o Carnaval por ali.

5. A maior parte dos que desfilam nas escolas de samba do Rio e São Paulo são de comunidades carentes e favelas.

Por mais que o Carnaval seja uma festa popular e abraçada por muitos, a grande parte dos envolvidos diretamente para fazer a festa acontecer se originam das favelas e comunidades carentes do Rio de Janeiro e São Paulo. Isso porque o Carnaval sempre foi algo celebrado pelas massas mais pobres e sem privilégios do país, que ensaiavam as danças e coreografias, muitas vezes inspiradas em temas da África e dos negros africanos. Hoje em dia, a elite brasileira já se integrou a essa realidade, porém é algo que sempre existiu no mundo do samba.

6. O Bloco Galo da Madrugada está no Guinness Book como o maior bloco carnavalesco do mundo.

Imagina você que existe um bloco de Carnaval de Recife, no Nordeste do país, que está no Guinness Book desde 1995 como o maior bloco de Carnaval do mundo? E sabe que muita gente nunca ouviu falar sobre isso? Pois é, o Galo da Madrugada foi criado em 1977 e seu símbolo é um galo gigante que arrasta mais de 5 milhões de foliões pelas ruas e ladeiras da cidade. Foi consagrado, em 2009, como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Pernambuco.

7. O Carnaval chegou ao Brasil por meio de uma brincadeira portuguesa chamada Entrudo.

Na passagem do século 16 pro 17, essa brincadeira era bastante popular em Portugal, onde alguns dias antes da Quaresma, as pessoas se molhavam e sujavam quando passavam pelas ruas.

É claro que há muito mais fatos sobre carnaval no Brasil, e poderíamos ter vários artigos sobre esse tema. Além do mais, o Carnaval no Brasil é um assunto que, mesmo que você seja um folião ou não, não restam dúvidas de que é, certamente, a festa popular mais amada e celebrada mundo afora.

Comentários

 




    gl