Virada Cultural em ascensão em 2019

Desde 2005 que a prefeitura do município de São Paulo promove a Virada Cultural. Este ano, e segundo do seu prefeito, Bruno Covas, a Virada Cultural 2019 foi a maior de sempre alguma vez realizada na cidade.

Dispersa por mais de 250 pontos da cidade e com mais de 1200 atividades gratuitas, terão sido mais de 5 milhões as pessoas que participaram no evento. Este número supera em cerca de 2 milhões o número de participantes do ano passado. Público que deu, como nota média de avaliação do evento, 8,6 em 10. Com este momento, é ambição da prefeitura fazer o evento entrar no livro do Guiness, com o maior festival de 24 horas do mundo.

Uma grande parte do público continua a concentrar-se no centro, onde artistas como Anitta, Criolo e Caetano Veloso atraíram multidões, sendo que os pontos periféricos foram na mesma um sucesso, nas palavras do prefeito da cidade.

Na edição deste ano, foi possível presenciar vários shows, intervenções artísticas, teatro e dança, circo, bem como festas de índole infantil. Entre os shows, pode-se verificar uma grande diversidade de oferta. Por exemplo, pode-se destacar os shows do duo Palavra Cantada e Priscilla Alcântra, Maria Lima e Letrux, Caetano Veloso e seus filhos, Pabllo Vittar, Annita ou de Maria Rita. A diversidade musical foi completada com estilos musicais mais diferentes dos referidos acima com a ajuda de Sepultura, cantor sertanejo Lucas Lucco, que terminou a Virada Cultural no palco principal, ou Ira!, ou Petra Gil.

O apelo à diversidade não ficou apenas pela variedade musical, mas também pela diversidade cultural e de opção de gênero e de orientação sexual. Pode-se ver o conceito mais tradicional de família, no show de Caetano Veloso e seus filhos, pelos quais Caetano cantou Ofertório, mesmo não sendo crente, mas sim pela religiosidade deles. Por outro lado, podemos ver Maria Lima e Letrux a ovacionar um “viva” pela familiar tradicional LGBTQI, bem como Pablo Vittar em representação dos LGBTQI, pela primeira vez na Virada Cultural.

Mas nem tudo foram rosas no evento. Além dos problemas logísticos associados a eventos desta dimensão, como as toneladas de lixo que foram coletadas no final do evento, houve quem não se contivesse e caísse na tentação de abusos. Segundo balanço da Polícia Militar, na noite de domingo foram detidas 43 pessoas, nove das quais eram procurados pela Justiça, e seis eram adolescentes. Foram também relatados pelas autoridades da Secretaria da Segurança Pública a recuperação de 13 veículos (doze carros e uma moto) roubados, bem como de vários celulares furtados. Foi também relatado a apreensão de uma arma falsa encontrada no evento pelas autoridades. A maior parte das ocorrências foi registada no Bom Retiro, 2º Distrito Policial.

Prevendo potenciais desacatos e problemas, a Polícia Militar havia destacado mais de 11 mil policiais para o local, suportados por 4 mil viaturas e também por unidades a cavalo. A acompanhar a Polícia Militar estiveram também membros das Polícias Civil e Técnico-Científico bem como equipes da Guarda Civil Metropolitana.

Comentários

 




    gl