Cultura parintinense no sudeste: Torcida organizada do Boi Caprichoso faz encontro no Rio de Janeiro

Torcida organizada do Boi Caprichoso faz encontro no Rio de Janeiro. Foto: Divulgação

Torcida organizada do Boi Caprichoso faz encontro no Rio de Janeiro. Foto: Divulgação

No último domingo (13), aconteceu o primeiro encontro de 2022 da FAB-RJ, torcida organizada do Boi Caprichoso. A reunião aconteceu nos jardins do Museu de Arte Moderna, na cidade do Rio de Janeiro e reuniu torcedores e amantes da cultura parintinense, do festival folclórico e do boi bumbá Caprichoso, da região metropolitana do Rio e da cidade de Petrópolis e dos estados de São Paulo e Paraná.

+ ‘Amazônia, nossa luta em poesia’ é o tema do Boi Caprichoso para o Festival de Parintins 2022

A celebração contou a presença do compositor Reginaldo Mota. Músico multi-instrumentista, ele está há 25 anos no ramo cultural em Manaus (AM) e ingressou aos 12 anos de idade como ritmista na escola de samba A Grande Família. O artista também contribuiu com as associações folclóricas (Boi Bumbá Brilhante, Ciranda Grande Família e Ciranda Força Jovem).

Torcida organizada do Boi Caprichoso faz encontro no Rio de Janeiro. Foto: Divulgação
Roda de Toada com Reginaldo Mota. Foto: Divulgação

O encontro também teve a apresentação da “Cia de Dança Hip Boi”. Fundado em 1999, o grupo é pioneiro no trabalho de pesquisa e divulgação do Festival Folclórico de Parintins. Com um trabalho singular totalmente inspirado e embasado na temática desenvolvido pelas Associações Folclóricas dos Bumbás Garantido e Caprichoso, o “Hip-Boi” busca difundir, divulgar e resgatar as belezas e riquezas culturais desta que é considerada há décadas, a maior festa folclórica da América Latina.

Torcida organizada do Boi Caprichoso faz encontro no Rio de Janeiro. Foto: Divulgação
Cia de Dança Hip Boi. Foto: Divulgação

Integrantes da torcida celebram o encontro

“Parabenizo a todos e a minha equipe pelo sucesso desse primeiro encontro. Sei o tamanho do desafio que é trazer a cultura parintinense pelo Boi Bumbá Caprichoso fora do estado do Amazonas. O evento foi incrível e teremos muitas coisas pela frente”, relata Jean Maia, presidente da FAB-RJ.

“O festival de Parintins desde sua criação em 1965 retrata a cultura e a vida dos povos originários indígenas e mais recentemente, celebra a cultura nacional. É um espetáculo indescritível que ocorre em uma ilha, chamada de Ilha da Magia, a 369 quilômetros da capital amazonense. Impossível não se apaixonar pelo festival e pela cultura dos bois bumbás. Para nós da FAB-RJ é uma honra poder representar essa festança multicultural em terras cariocas”, diz Thayron Rangel, coordenação de comunicação da FAB-RJ.

Parintinense e morando no Rio de Janeiro há 13 anos, Vânia Rocha fala sobre a alegria de encontrar a FAB no Rio. “Estou muito feliz por ter conhecido alguns de meus conterrâneos amazonenses aqui na cidade maravilhosa. E mais feliz ainda em poder nos reunir e falar de nossa cultura, nossos costumes, nossas línguas e nossa culinária que é maravilhosa. Estamos distantes e sentimos muitas saudades de tudo isso. É preciso demonstrar a nossa felicidade em dizer que lá não é só mato, não tem só índio e que o nosso povo é artista de mão cheia sim, que é um povo hospitaleiro. Conversar com outras pessoas de outros estados sobre a minha cultura me deixa muito feliz, porque posso dizer que o nosso festival que é conhecido nacionalmente é o maior festival a céu aberto e que só indo pra sentir a emoção do rufar do tambor.”

Diretoria da FAB-RJ. Foto: Divulgação

Diretoria 2021-2023 da FAB-RJ

Jean Maia – Presidente
Genilson Almeida – Tesouraria
Thayron Rangel – Comunicação Social
Rodolpho Guimarães – Marketing
Thaise Maia – Secretaria
Vivian Ferreira – Secretaria
Brunier Bulcão – Coreografia e Dança
Priscila Castro – Coreografia e Dança
Thiago Azevedo – Eventos
Alciette Lima – Eventos

Torcida organizada do Boi Caprichoso faz encontro no Rio de Janeiro. Foto: Divulgação
Aulão de dança. Foto: Divulgação

Aulão de dança

Quem desejar conhecer um pouco mais sobre o Festival Folclórico de Parintins e brincar de Boi Bumbá Caprichoso pode acompanhar a FAB-RJ em sua rede social (Instagram) @fabriodejaneiro.

Leia também:

+ Boi Caprichoso vai barrar colaboradores sem esquema vacinal completo

+ Levantador de toadas David Assayag será tema de documentário

+ Presidente do Boi Garantido não trabalha com adiamento do Festival de Parintins 2022

Comentários

 




    gl