Jornalista demitida da Globo desabafa: ‘estou sendo punida por ter ficado doente’

Izabella Camargo. Foto: Reprodução

Izabella Camargo. Foto: Reprodução

A apresentadora Izabella Camargo, de 37 anos, foi uma das funcionárias demitidas na última segunda-feira (05) pela diretoria de Jornalismo da Globo em São Paulo. Ela voltava de uma licença médica após ter desenvolvido síndrome de burnout, causada por estresse.

Ao portal Notícias da TV, Izabella revelou que ficou assustada com a notícia. “Estou sendo punida por ter ficado doente, com uma doença funcional, e os laudos provam isso. Foi um susto. Esperava qualquer coisa, menos ser demitida”, contou a jornalista.

A síndrome de burnout é um distúrbio psíquico provocado por esgotamento físico e mental intenso. Alguns de seus sintomas são cansaço constante, distúrbios do sono, dores musculares e de cabeça, alterações de humor, dificuldade de concentração, falta de apetite, depressão e perda de iniciativa.

Por ter sido um assunto que despertou bastante a sua curiosidade, a jornalista prepara um livro sobre o tema. Durante a reunião de material, Izabella conversou com diversos médicos e um cronobiologista da USP. Neste período, a jornalista chegou à conclusão de que sua doença está diretamente relacionada ao fato de ter trabalhado de madrugada na maior parte dos seis anos em que esteve na Globo. “O turno da madrugada vai te dando um déficit celular. Trabalhar em horário especial descompensa os órgãos”, comentou ao Notícias da TV.

Ao longo do seu período na Globo, a apresentadora esteve no quadro de previsão do tempo dos noticiários Hora 1 e Bom Dia Brasil. Quando necessário, ela também substituía a titular do Hora 1, Monalisa Perrone, e eventualmente, César Tralli e Carlos Tramontina, nos telejornais locais de São Paulo.

Izabella contou ao portal que seu corpo começou “a apresentar problemas” em agosto de 2017. Foi quando ela teve depressão e crises gastrointestinais e circulatórias. A jornalista também compartilhou que chegou a sofrer mais de um apagão enquanto estava no ar. Um deles foi no programa Em Ponto, da Globo News. Aconselhada por médicos, ela pediu a empresa para que seus turnos fossem alternados durante meses. No entanto, sua solicitação não foi atendida.

A apresentadora reclama que não teve nenhum apoio da Globo e que ficou chocada com a demissão. No entanto, segundo seu depoimento ao Notícias da TV, ela passou a entender que ela “era uma peça que deu problema e que precisava ser trocada” na lógica de uma empresa.

Procurada pelo Notícias da TV, a Globo emitiu uma nota na qual destacou que demissão de Izabella Camargo não tem relação com sua licença médica. A empresa afirmou que preza, também, pelo bem-estar de seus funcionários.

“O motivo pelo qual deixou de trabalhar na TV Globo não guarda nenhuma relação com a licença médica que tirou, mas a emissora não trata em público de suas relações com funcionários ou ex-funcionários. A Globo é reconhecida por todos como uma empresa que zela por seus funcionários, dando todo o apoio possível. Como já dissemos antes, a Globo agradece à Izabella pelos anos de convivência, dedicação e profissionalismo.”

Comentários

 




    gl