Repórter decide deixar programa após comentário racista de apresentador

Stanley Gusman faz comentário racista e causa polêmica nas redes sociais, Foto: Reprodução de Internet

Stanley Gusman faz comentário racista e causa polêmica nas redes sociais, Foto: Reprodução de Internet

O apresentador do programa Alterosa Alerta, da TV Alterosa, afiliada do SBT em Minas Gerais, Stanley Gusman, causou indignação ao fazer um comentário racista.

Gusman fez um comentário racista ao vivo e constrangeu os telespectadores, internautas e o repórter Rafael Martins. Ao voltar do link, Gusman se referiu ao presidente do instituto Ibope Inteligência, Carlos Augusto Montenegro, usando um trocadilho com o nome dele. “O dono do Ibope se chama Montenegro. Se ele fosse do bem, ia chamar ‘monte branco'”, disse.

– Clique aqui para assistir ao vídeo

Depois de ouvir o comentário, Martins, claramente constrangido, deu um sorriso sem graça e reagiu com uma frase: “Nossa mãe”, soltou o repórter.

Nesta quarta-feira (10), o repórter Rafael Martins, que também é deputado estadual, e contabiliza dezoito anos de trabalhos na televisão, anunciou sua saída do programa.

Em comunicado compartilhado nas redes sociais, Martins afirmou que “nunca se sentiu tão constrangido e desconfortável” e que a decisão irrevogável é uma “clara manifestação de solidariedade a todos que se sentiram ofendidos pela declaração”.


 

Repercussão negativa

A deputada estadual Andreia de Jesus do PSOL, disse que vai encaminhar um ofício para que o MPF e a Comissão de Igualdade Racial da OAB tomem providências.

“Vamos encaminhar um ofício para que o MPF e a Comissão de Igualdade Racial da OAB MG estejam cientes e possam tomar as devidas providências em relação ao caso. Não passarão!”, afirmou a deputada.

O Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais se manifestou sobre o assunto. “Ao invés de fazer o uso da liberdade de expressão para a promoção de temas construtivos e de valorização da igualdade, o apresentador do Alterosa Alerta Stanley Gusman reverbera o racismo odioso que envergonha a sociedade brasileira”, dizia a nota.

Além do comentário que repercutiu negativamente nas redes sociais, Gusman cometeu outro erro. A divisão responsável pela medição de audiência da TV do Ibope foi vendida em 2014 pela Família Montenegro. Desde então, ela é comandada pela empresa holandesa Kantar e passou a se chamar Kantar Ibope Media. Carlos Eduardo Montenegro, ex-presidente, ficou apenas com o Ibope Inteligência, empresa atua em outras áreas de levantamento.

Comentários




    gl